Está confirmada a filiação dos ex-pedetistas Ary Rigo, Onevam Matos e Antonio Braga com partidos da base aliada ao governador André Puccinelli (PMDB). Durante a sessão desta manhã na Assembléia Legislativa foi dada como certa a filiação dos deputados estaduais Ary Rigo e Onevam Matos com o PSDB. Enquanto o deputado Antônio Braga estará com o PMDB.
Questionado sobre o risco de dois grandes nomes políticos entrarem para PSDB ocasionar a fragmentação de votos, o presidente do diretório regional do PSDB, Reinaldo Azambuja informou que não está preocupado. “Pelo contrário, com a entrada dos dois, nós vamos puxar nossos votos para a legenda” disse Azambuja.
O deputado estadual Onevam Matos afirmou que também não vê nenhum problema relacionado ao numero de votos. “O Reinaldo se elege com ou sem a nossa presença no partido. Por enquanto isso está em segundo plano, pretendo por enquanto trabalhar para o partido” informou o deputado estadual.
A filiação oficial dos deputados estaduais ex-pedetistas ainda depende das assinaturas dos partidos em que irão se filiar. O deputado coronel Ivan, agora ex-pedestista, terá a sua nova filiação partidária divulgada à tarde, com a possibilidade de ser o PPS (Partido Popular Socialista) ou DEM (Democratas). A saída dos parlamentares do PDT é devido às divergências internas sobre qual candidato ao governo receberia o apoio da legenda. Por um lado, Rigo e seus companheiros pretendem manter a aliança com o PMDB, do governador André Puccinelli, enquanto o PDT tende a fechar aliança com o PT para apoiar o ex-governador Zeca do PT para as eleições de 2010.