Campo Grande 00:00:00 Sábado, 25 de Janeiro de 2025


Interior Terça-feira, 16 de Junho de 2009, 08:15 - A | A

Terça-feira, 16 de Junho de 2009, 08h:15 - A | A

Tremor no Norte de Mato Grosso do Sul atingiu 4.8 na escala Richter

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O tremor de terra em cidades do Norte do Estado atingiu 4,8 graus de magnitude na escala Richter. Moradores ficaram assustados e saíram correndo de suas casas. Os tremores foram sentidos em Coxim, Rio Verde, São Gabriel, Sonora e Pedro Gomes.

O tremor de terra foi registrado pelo U. S. Geological Survey Earthquake, que usa dados de estações sismológicas na América Latina. Conforme o instituto, o abalo sísmico ocorreu às 18h15. O epicentro do tremor, conforme o instituto foi localizado a 245 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações dos bombeiros da região, o tremor teria durado cerca de cinco segundos. Em Rio Verde de Mato Grosso, algumas casas chegaram a apresentar rachaduras. No Corpo de Bombeiros de Coxim, várias ligações informaram sobre o tremor, mas nenhum dano a residências foi registrado. Também não houve registro de vítimas.

Segundo Eduardo Alexandre Menezes, técnico em sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o órgão cruza informações de duas estações brasileiras. "Uma delas fica em Riachuelo (RN) e em Samuel (AC), além da de Lima Verde, no Chile."

Bola de fogo

O tremor de terra deixou a população 'apavorada', segundo o radialista Sidney Assis. Segundo ele, um morador da zona rural disse ter visto um 'bola de fogo' rasgando o horizonte. A prefeita de Coxim, Dinalva Mourão, chamou vereadores para reunião. No momento do tremor, por volta das 18h27, todos os servidores e até a prefeita deixaram o local correndo.

Até o momento moradores de Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, além de Sonora e Pedro Gomes dizem que houve um estrondo e os móveis começaram a sair do lugar. Na Conveniência Beer as garrafas 'voaram' e se espatifaram no chão, diz o radialista Sidney Assis, que afirma ter filmado o 'apavoro' geral. “Todos tiveram que sair correndo da conveniência. A situação é realmente de muito desespero. Faltam informações, mas por enquanto não há notícia de vítima”.

Em alguns bairros de Rio Verde, como o Jardim dos Estados, casas chegaram a rachar, segundo relato do radialista Vinicius Marques. “As pessoas estão apavoradas. Todos saíram das casas após o abalo e ninguém quer voltar, com medo de outro tremor”, comenta.

No Corpo de Bombeiros de Coxim a informação é que os telefones não param de tocar com relatos do tremor, entretanto, não foi registrada nenhuma ocorrência de danos. Um morador de Coxim disse que também ouviu barulho, como se um grande rolo compressor ou 'pé-de-carneiro' (usado na compactação de terra) estivesse passando na rua.

Último registro

Em 17 de abril deste ano, a Defesa Civil do Ceará registrou um tremor de terra, com 2,6 graus de magnitude na escala Richter, nas cidades de Jordão (CE), Meruoca (CE) e Sobral (CE). Não houve danos e nem registros de feridos. Naquela ocasião, a região completou 15 meses em plena atividade císmica e 1.805 tremores e microtremores.(Com informações da Tv Morena)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS