O empresário Moacir Antonio Zanucio, 49 anos, está preso em um a das celas do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros), considerado o mandante do assalto à casa do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, na noite do dia 5 de maio.
Em uma primeira investida, Moacir acompanhado de dois rapaz, Davidson da Silva Trajano e um adolescente, que já foram detidos, desistiram na última hora de assaltarem o filho do prefeito, Nelson Trad Neto, que chegava à residência na rua da Paz.
Quase uma semana após, uma nova ofensiva. Moacir e mais três homens, Marcos Roberto Marques (foragido da Colônia Penal), Paulo Henrique e Silvio Cesar, em liberdade condicional, atacaram a casa do prefeito e furtaram as jóias que haviam no local. Apesar de identificados, o três comparsas da ação ainda não foram localizados.
O chefe do assalto é proprietário de uma livraria situada dentro do colégio Mace. De acordo com o delegado Ivan Barreira, do Garras, Zanucio está colaborando com as investigações, como demonstração de arrependimento e que a justificativa do empresário para ter cometido o crime seria a ”revolta com o sistema”, que no caso seria os impostos e taxas impostas pela prefeitura.
O assalto
A quadrilha rende o porteiro e o motorista do prefeito Nelson Trad Filho e invade a residência, no inicio da noite do dia 5 de maio. A ação durou pouco mais de dez minutos. Dentro da residência o prefeito fazia a barba quando foi surpreendido pelos bandidos. Após ser jogado no chão e ter as mãos amarradas, os assaltantes pegam todas as jóias que encontram e fogem deixando todos amarrados. Um dos funcionários consegue se libertar das amarras e ajuda o prefeito.