Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 09:08 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 09h:08 - A | A

Ibope mostra crescimento de Marina mesmo em meio a denúncias sobre Campos

Fernando Hassessian (www.capitalnews.com.br)

A pesquisa divulgada pelo Ibope nesta terça-feira, dia 26 de agosto, ratifica a tendência de confronto ente Dilma Rousseff e Marina Silva no segundo turno pelas eleições presidenciais. Por outro lado, simultaneamente algumas investigações começam a envolver a compra do avião Cessna que vitimou o então titular da candidatura, Eduardo Campos, por empresas fantasmas.

Na pesquisa estimulada, Dilma Rousseff (PT) aparece com 34% das intenções de voto e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB.

Os números evidenciam um desempenho melhor da candidata Marina em relação a Campos, porém dentro da campanha o clima de tensão destoa dos números da pesquisa, já que a candidata não é aceita completamente por todos seus apoiadores pelo seu posicionamento radicalista. A polêmica chegou inclusive a ser discutida pela equipe de Nelson Trad Filho e a continuidade da aliança estabelecida com Campos. O discurso ambientalista de Marina pode não ser condizente com a realidade sul-mato-grossense, que tem o agronegócio como base da economia.

Segundo o Ibope, Marina é a única que pode derrota Dilma no segundo turno, com 45% das intenções contra 36% da atual presidente. Já Aécio tem desempenho inferior no eventual segundo embate: com 35%, fica atrás de Dilma, que teria 41% dos votos válidos.

A queda - A candidatura de Marina pode ainda sofrer um duro golpe com as investigações em torno da aquisição do avião usado por Campos. Documentos indicam a participação de empresas de fachada, incluindo uma peixaria fantasma que nunca vendeu peixe, participam de uma sequência de fatos suspeitos.

Pesquisa - O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS