Durante a solenidade da 12ª edição do prêmio "Sebrae Prefeitura Empreendedora", nove prefeitos sul-mato-grossenses foram contemplados. Agora, eles irão representar o Estado na fase Nacional, marcada para junho em Brasília (DF).
A premiação reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. No Estado, 31 municípios concorreram, com 40 projetos inscritos.
O secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, representou o governador Eduardo Riedel.
“Tem um ponto crucial, que são os pequenos negócios. Quando falamos do Prêmio Prefeitura Empreendedora, o objetivo que nós queremos é estimular projetos para desenvolver aqueles negócios que dão sustentação à economia do Estado. São os grandes empreendimentos que trazem os nossos investimentos, mas, 92% dos nossos negócios e dos empregos não são gerados nessas grandes corporações, são no pequeno negócio. Aí vem o papel fundamental de Sebrae e das iniciativas que os prefeitos têm que fazer, porque esse pequeno empresário está lá na base do município, abrindo a atividade econômica e gerando empregos”, destacou o secretário Jaime Verruck.
Foram premiados projetos em nove categorias: Categoria Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Cidade Empreendedora.
O Sebrae acompanha, por meio do programa Cidade Empreendedora, todos os municípios que inscreveram projetos no prêmio. A iniciativa auxilia no processo de desenvolvimento, oferecendo apoio às gestões municipais com capacitações para a implementação de políticas públicas voltadas à melhoria do ambiente de negócios e suporte ao empreendedor.