Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014, 17:53 - A | A

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014, 17h:53 - A | A

Entre a dor e a saudade, familiares começam a preparar jazigos para o Dia de Finados

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

No próximo domingo (2), acontecem as homenagens póstumas do Dia de Finados, onde todos os anos, a população cumpre suas tradições e visitam os túmulos de seus entes queridos para amenizar a dor e a saudade. Segundo |Milton Taíra, administrador do cemitério Santo Amaro, o maior cemittério público de Campo Grande, são esperados, neste ano, 60 mil pessoas.

Já nesta quinta-feira (30)  é comum encontrar pessoas realizando a limpeza nos jazigos, como o casal João Saturnino e Olinda Cruz Batista, limpa, todos os anos, o túmulo do neto João Gabriel Jesus Silva, morto em 2011.

Clique na imagem para acessar a galeria

Ele conta que todos os anos lava o túmulo e limpa o entrono do túmulo
Foto: Deurico/Capital News

“Eu passei o dia todo aqui no cemitério construindo o túmulo dele, por isso viemos todos os anos para lavar e carpir envolta”, explicou João Saturnino.

Já para a servidora publica aposentada, Leila Nantes, 51 anos, a limpeza deve ser feita sempre porque a Prefeitura não faz. “Esse ano está muito sujo, acho que a prefeitura não limpou porque os matos e os entulhos estão bem grandes”, destacou.

Clique na imagem para acessar a galeria

Leila e a família realizam a limpeza dos túmulos dos familiares dois dias antes do feriado
Foto: Deurico/Capital News

 Laurinda Batista Nantes, mãe de Leila, contou que estão enterrados no cemitério seus avôs, tios e alguns netos. “Nós trazemos tudo, água, material de limpeza e o tereré que não pode faltar porque está muito calor”, disse Leila.

Mas nem todos irão estar presentes no domingo, como é o caso da dona de casa, Meire Corrêa. “Esse túmulo é do meu marido, venho sempre pra limpar uns dois dias antes porque no domingo vamos viajar”, afirmou.

Clique na imagem para acessar a galeria

Meire não vai visitar o túmulo do marido no domingo mas foi realizar a limpeza
Foto: Deurico/Capital News

Além de limpar os túmulos dos familiares, algumas pessoas aproveitam para acender velas e fazer suas orações. O aposentado Ary Yoshida, 70 anos, foi acompanhado da esposa para limpar os túmulos e aproveitou para acender velas no cruzeiro.

“Tenho vários antepassados aqui, venho todos os anos para lavar tudo e acender as velas. No dia, venho para rezar e prestar homenagens”, disse Yoshida.

Clique na imagem para acessar a galeria

Ary Yoshida limpou os túmulos e acendeu velas em memória dos entes queridos
Foto: Deurico/Capital News

Aprefeitura de Campo Grande irá disponibilizar banheiros químicos, ambulâncias e guia para atender a população que for aos cemitérios neste domingo.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS