Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2014, 10:49 - A | A

Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2014, 10h:49 - A | A

Super-heróis da Polícia Civil invadem Cidade de Deus em natal solidário

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br

Mulher Maravilha, Capitão América, Batman, Flash, Superman e claro, o Papai Noel, saíram das histórias em quadrinhos e ficção, para tornar mais alegre e divertido o Natal de dezenas de crianças no bairro Cidade de Deus, em Campo Grande, no “Natal Solidário” organizado pelos novos policiais que estão sendo formados pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), Delegado Júlio César da Fonte Nogueira.

Idealizado inicialmente pelas alunas Maira Chaves e Danielle Bueno que já desenvolvem trabalhos sociais no local que é considerado um dos mais pobres da cidade, a ação realizada na tarde desta terça-feira (23), foi abraçada por diretores da academia de polícia, colaboradores e também pela Liga do Bem, responsável por materializar os super-heróis que mexem com o imaginário e encantam crianças e adultos.

Para o chefe da disciplina da Acadepol/MS, delegado Devair Aparecido Francisco, a iniciativa é uma forma de exercitar nos novos policiais a solidariedade, dentro da filosofia da Polícia Comunitária. “Essa é uma das disciplinas que eles têm durante o curso, então nada melhor que conhecer a realidade e colocar em prática o que aprenderam na teoria das salas de aula”, diz.

Para a dona de casa Míriam Salviana, 41 anos, o objetivo de aproximar a Polícia da sociedade, através da solidariedade foi alcançado. “Com esse evento aqui, os policiais se aproximam mais da gente e das crianças e mostram que são amigos, o que é muito bom”, destaca a moradora do Cidade de Deus.

Além de estarem bem perto e se encantarem com os super-heróis que vêem apenas na televisão ou histórias em quadrinhos, as crianças participaram de divertidas brincadeiras em escorregadores e pula-pulas montados no local exclusivamente para elas e receberam doações de brinquedos, roupas e calçados. A tarde também foi regada à sorvete, algodão doce, pipoca, cachorro quente e refrigerantes. “É a primeira vez que eu brinco no pula-pula e o dia foi ainda mais legal com o super-homem, que é de verdade”, exclama encantado o estudante Luiz César Barbosa dos Santos, de nove anos.

Para Maira Chaves, aluna perita papiloscopista da Acadepol, a ação só deu certo porque foi unida com o movimento Escolinha Filhos da Misericórdia que é realizado no local pela Comunidade Sol Nascente. “Tudo começou porque resolvemos adotar algumas cartinhas das crianças daqui neste Natal, aí eu e a Danielle vimos que eles pediam coisas muito singelas, como chinelos e material escolar, diante disso, resolvemos compartilhar a idéia e realizar o sonho não apenas de duas, mas de várias crianças”, explica a idealizadora do Natal Solidário da Acadepol.

Confomre as informações do site oficial da Polícia Civil, entre os alunos e diretores da Acadepol foram arrecadados mais de R$ 3 mil e os parceiros colaboraram com a doação de centenas de brinquedos, roupas, calçados, alimentos e locação dos brinquedos, que arrancaram sorrisos e levaram um pouco de esperança para crianças sofridas que vivem em situação de risco no Cidade de Deus. “Servir e proteger também é o papel da Polícia Civil”, lembra o delegado Devair.

Surpresa aos visitantes

Um grupo de crianças do Cidade de Deus surpreendeu os policiais ao se unirem para entoar o hino da Polícia Civil, com a ajuda de um maestro e também de uma improvisada caixinha de som. A iniciativa emocionou e encantou a todos. “É uma forma muito bacana que eles encontraram para nos presentear e retribuir o carinho e atenção que estão recebendo”, disse a delegada Lúcia Falcão, coordenadora de assuntos educacionais da Acadepol.

O Natal Solidário contou também com a participação de policiais e delegados da Depac Piratininga, 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, Garras e com o apoio do Corpo de Bombeiros que enviou ao local caminhão tanque e ambulância e também da Polícia Militar que fez a segurança do local com homens do Batalhão de Trânsito da Capital.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS