Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 19 de Fevereiro de 2023, 14:22 - A | A

Domingo, 19 de Fevereiro de 2023, 14h:22 - A | A

Coluna Bem-Estar

Alimentação saudável sem restrições: como comer bem sem deixar o que gosta fora do cardápio

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

É possível ter uma dieta saborosa e ainda assim balanceada, com foco nos nutrientes necessários para o organismo

iStock

ColunaBem-Estar

Para muitas pessoas, uma alimentação saudável significa sem graça. No entanto, é possível incluir alimentos gostosos mesmo com o foco na saúde. É possível conciliar uma alimentação balanceada com o prazer. Há diversas opções saborosas e atraentes que fazem bem para o organismo.


É importante que se inclua alimentos in natura na dieta para o bem-estar do corpo e da mente. Vegetais, legumes e frutas formam uma boa base alimentar, além de carnes magras, laticínios, grãos e sementes. Até a gordura não precisa ser vilã. Há opções interessantes como o azeite, que é parte da aclamada dieta mediterrânea, as castanhas e o abacate.


A salada ajuda na saciedade e deve ser consumida primeiro. Em um país tropical como o Brasil, cai bem esse prato fresco, que pode ser bastante saboroso com suas múltiplas variações. Quanto mais colorida a salada, mais nutrientes ela irá possuir. Deve-se dar atenção especial aos molhos para que sejam leves e saudáveis.


A opção por produtos orgânicos também ajuda quando o assunto é sabor. Um tomate orgânico será muito mais apetitoso do que um que utilizou agrotóxico. Optar por produtos frescos locais é outra forma de investir no paladar. Um queijo fresco feito em uma fazenda próxima terá um gosto mais especial, se comparado a outro produzido em grande escala.


Os carboidratos também não necessitam se tornar inimigos. É claro que carboidratos complexos que são digeridos de forma lenta entram melhor em uma alimentação balanceada do que os simples, que são rapidamente absorvidos. No entanto, é possível focar no consumo do simples em ocasiões específicas em que a pessoa precise de energia imediata.


Os alimentos integrais devem ser incluídos na dieta. Há diversas opções saborosas deles. As frutas também são imprescindíveis. Elas contêm uma variedade de fibras, vitaminas e minerais, além de fitoquímicos, que são substâncias antioxidantes que agem protegendo as células do corpo.


Também é possível incluir suplementos, caso precise complementar nutrientes, como o whey protein, que contém aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo. Vitaminas e minerais também podem ser repostos se a pessoa não ingere o suficiente pela alimentação.


Os alimentos ultraprocessados devem ficar de fora da dieta. Eles podem entrar raramente, mas, na maior parte das vezes, devem ser substituídos por alternativas. Há diversas receitas online que ajudam a fazer alternativas saudáveis dos pratos favoritos que não deixam nada a desejar quanto ao sabor. O equilíbrio é fundamental para que se coma bem e de maneira saudável ao mesmo tempo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS