Sábado, 04 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 09 de Outubro de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 09 de Outubro de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Como melhorar a aparência escurecida das axilas?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Com os cuidados certos, clarear as manchas nessa área não será uma tarefa difícil

iStock

ColunaBem-Estar

A estética é algo que mexe muito com a autoestima das mulheres, principalmente quando se trata do corpo, como por exemplo: celulites aparentes, estrias e manchas na pele. Além disso, algumas mulheres se incomodam com a cor mais escura das axilas. Nessas situações é sempre recomendável entrar em contato com um especialista na área para analisar melhor o caso e entender quais medidas devem ser tomadas.

Quando falamos nas axilas, os dermatologistas explicam que as causas para o escurecimento na região podem ser diversas, como por exemplo, inflamação devido ao uso de roupas muito apertadas, que atritam muito com a pele e acabam irritando a região.

A saúde do corpo é também um fator para o escurecimento das axilas. Portadores de diabetes, por exemplo, podem ter o escurecimento da área debaixo dos braços e em outras partes do corpo com dobras, indicando a resistência do organismo à insulina. A doença atinge em torno de 16,8 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde e seu tratamento precisa ser acompanhado por um especialista.

Além da diabetes, outro problema de saúde que pode causar manchas é a hiperidrose, onde o portador acaba suando excessivamente, principalmente nas palmas das mãos, axilas e nas solas dos pés. Dados do Hospital das Clínicas de São Paulo mostram que 2% da população brasileira sofre do problema.

Em todos os casos citados, é importante procurar ajuda de especialistas, porém é possível adotar algumas mudanças no dia a dia para auxiliar no processo de melhora, como ter uma alimentação adequada, ingerir a quantidade ideal de água durante o dia e buscar cremes ideais para cada tipo de pele.

Outro hábito que pode se adquirir é o de não utilizar desodorantes à base de álcool, e quando for se depilar, não optar pela utilização da cera ou da lâmina de barbear,  que podem causar algum tipo de irritação na pele, gerando o escurecimento especialmente da área em baixo do braço. Por isso, opte por métodos menos agressivos à pele, como a depilação a laser nas axilas, que auxiliam no processo de clareamento.

Após o tratamento sugerido, com a utilização de cremes de clareamento, passando a cuidar adequadamente da saúde física e fazendo as escolhas certas diariamente a favor do corpo, vestindo roupas mais confortáveis que não causem atrito à pele, dessa forma, com certeza, se sentirá mais autoconfiante para ficar com os braços à mostra, sem ter medo de julgamentos e olhares. Mas mais importante que isso é se sentir bem com você mesma.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS