Sábado, 04 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 20 de Novembro de 2022, 14:22 - A | A

Domingo, 20 de Novembro de 2022, 14h:22 - A | A

Coluna Bem-Estar

Doenças bucais atingem mais de 3 bilhões de pessoas no mundo, segundo OMS

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Doença periodontal corresponde a grande parte das doenças; saiba como prevenir doenças

iStock

ColunaBem-Estar

Muito se fala sobre os cuidados com a saúde, como ter uma alimentação melhor, praticar exercícios físicos e ficar atento aos sinais do corpo; porém pouco se fala sobre a saúde bucal, que muitas vezes é negligenciada pelas pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3 bilhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de doença bucal, o que é, sem dúvidas, um ponto fundamental de atenção para a saúde pública do mundo.


No Brasil, grande parte das doenças bucais são periodontais – estima-se que entre 60% e 90% de crianças em idade escolar sofrem com a doença. No Dia Nacional da Saúde Bucal, o Ministério da Saúde alertou que essas doenças foram responsáveis por perdas de dentes em adultos.

O que é doença periodontal?
Basicamente, a doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que dão sustentação aos dentes. Essa inflamação ocorre por meio do acúmulo de biofilme dental abaixo da gengiva. De acordo com a cirurgiã dentista Daniela Martins Lima Codello, “(...) nesse biofilme, existe uma grande concentração de bactérias boas e ruins para a cavidade oral”, mas, sem conseguir remover o biofilme com a escovação, as bactérias ganham força e podem iniciar o processo de inflamação.

 

Essa placa bacteriana, quando se calcifica, torna-se o famoso tártaro, que se forma com a higienização incorreta da boca. Com o tártaro, a gengiva começa a se inflamar e, caso a inflamação não cesse, a doença periodontal se inicia: quando o tártaro se instala abaixo do nível de gengiva e começa a agredir os ossos e os tecidos que dão a sustentação para os dentes.

 

“Esse conjunto (gengiva/osso), quando agredido pelas bactérias do tártaro, busca “se proteger” e “foge” da agressão, causando assim a retração da gengiva/osso e, consequentemente, da mobilidade dental, ocasionando a perda do elemento dentário”, segundo Daniela.

Como prevenir a doença periodontal
De modo geral, a doença periodontal pode ser evitada com a escovação correta dos dentes, com uma escova de dentes nem tão macia nem tão dura, e que consiga alcançar toda a região da boca. A língua e as bochechas também devem ser escovadas, e o uso do fio dental é essencial para evitar que restos de alimentos sirvam de combustível para bactérias formarem placas ao redor dos dentes.

 

Além disso, vale sempre fazer um check-up com um profissional da odontologia, pois são eles que poderão avaliar as condições dos seus dentes e da sua boca. Na consulta, pode ser feita uma limpeza completa dos dentes e outros procedimentos, caso necessário. Desta maneira, você mantém a sua saúde bucal em dia e evita doenças periodontais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS