Sábado, 04 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 04 de Dezembro de 2022, 12:24 - A | A

Domingo, 04 de Dezembro de 2022, 12h:24 - A | A

Coluna Bem-Estar

Grises gripais: saiba como dormir melhor nesses momentos

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Gripes e resfriados interferem na qualidade do sono; com atitudes preventivas, obtenha um descanso reparador

iStock

ColunaBem-Estar

É muito comum as pessoas terem dificuldade de diferenciar gripe e resfriado, porém é de grande importância ter este conhecimento para que o tratamento seja correto e eficiente. Para auxiliar nesta questão, apontaremos a seguir alguns aspectos para compreender  estes problemas respiratórios.

A gripe é causada pelo vírus influenza, e os sintomas surgem de forma repentina, sendo que, após os primeiros 4 dias, o mal-estar corporal tende a desaparecer, porém problemas respiratórios se intensificam, como tosse seca.

Os principais sintomas da gripe são: febre entre 38ºC e 40ºC, calafrios, dor de cabeça, tosse, espirros, corrimento nasal, dor de garganta, dores nas costas, pernas e muscular, falta de apetite e cansaço.

Em contrapartida, o resfriado  é causado, na maioria das vezes, por rinovírus; os sintomas iniciais são coceira no nariz e irritação na garganta, seguidos em pouco tempo por espirros e secreções nasais. Os sintomas do resfriado duram em torno de 1 a 3 dias, porém mantêm-se no corpo de 7 a 10 dias, podendo prorrogar-se por mais tempo.

Observa-se que os sintomas gripais tendem a piorar no período noturno, e isso se deve a alguns fatores, como a diminuição da temperatura durante a noite, afetando principalmente aqueles que possuem alguma doença respiratória preexistente, como sinusite, asma, bronquite e outras, porém influencia no descanso noturno de quem está com gripe ou resfriado.

Outros fatores que fazem piorar os sintomas à noite estão relacionados aos cuidados durante o dia, como, por exemplo: falta de hidratação, alimentação inadequada, acúmulo de secreção nasal… Enfim, cuidados necessários para ter uma vida saudável e equilibrada.

Para melhorar da gripe ou do resfriado e ter uma noite tranquila, são necessários alguns cuidados: ingerir bastante líquido, repousar, consultar um médico e tomar os remédios por ele indicado para combater febre e dor, além de alimentar-se adequadamente, com alimentos nutritivos e saudáveis.

Outra dica na hora de dormir é colocar a cabeça no travesseiro um pouco mais alto que o corpo e deitar-se de lado, preferencialmente do lado esquerdo, para facilitar a respiração e permitir que algumas regiões da face não fiquem congestionadas, melhorando o sono.

Para garantir bem-estar e sono reparador, quando em estado gripal ou com problemas respiratórios, siga as orientações de profissionais da medicina, como os formados em enfermagem EAD, que são capacitados para avaliar e encaminhar adequadamente o doente para o médico especialista, garantindo saúde e qualidade de vida ao paciente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS