Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 26 de Março de 2023, 14:45 - A | A

Domingo, 26 de Março de 2023, 14h:45 - A | A

Coluna Bem-Estar

O que a falta de sono pode causar no corpo?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Quem dorme mal precisa lidar com uma série de sintomas físicos e mentais, incluindo danos à memória cognitiva e ao sistema imunológico

iStock

ColunaBem-Estar

Ficar uma noite sem dormir direito pode até ser suportável, mas a falta de sono adequado em longo prazo é bastante prejudicial para o seu organismo. Respeitar as oito horas de sono diárias é essencial para uma boa saúde, então qualquer pessoa que não consiga manter um sono contínuo ou costuma passar noites em claro acaba sentindo algumas reações em curto e longo prazo.


Além de fornecer o descanso adequado para que nossa mente consiga se renovar para o dia seguinte, é durante o sono que ocorrem vários processos importantes no organismo, como a renovação das células do sistema imunológico. É por isso que quem dorme menos fica com a saúde física e mental mais fragilizada de diversas formas, como veremos melhor a seguir.


Confira quais são as principais consequências da falta de sono:


Problemas na memória cognitiva
Quem dorme pouco sente um impacto direto na sua memória e na capacidade de concentração. Quando dormimos, o cérebro forma conexões que refrescam nossas lembranças, facilitando recordar acontecimentos mais recentes. A falta de sono implica em lapsos de memória, tornando mais difícil se lembrar de eventos passados de forma clara.


Da mesma forma, uma mente cansada também encontra dificuldades para se concentrar e raciocinar. Isso pode até colocar a pessoa em risco, já que os reflexos ficam mais lentos e o tempo de reação é prejudicado.


Alterações de humor
Pode até parecer que os dois fatores não estão relacionados, mas a falta de sono afeta diretamente o humor de uma pessoa. Quem dorme pouco tende a se sentir mais mal humorado, sensível ou até mesmo explosivo, algo que também está relacionado aos sintomas descritos anteriormente.


Em longo prazo, a falta de sono pode levar a um quadro de depressão e causar crises de ansiedade, o que é ainda mais preocupante. Muitas vezes, a insônia já pode estar relacionada a esses problemas, então é sempre importante investigar com um profissional especializado.


Queda na imunidade
Quem dorme pouco tende a ficar mais doente, já que o corpo não consegue renovar suas células de defesa adequadamente. Por isso, fica mais fácil contrair vírus e apresentar gripes e resfriados, mas os problemas de saúde não param por aqui. A falta de sono também aumenta a pressão arterial, a produção de insulina e interfere nos níveis hormonais, então os riscos de desenvolver hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e impotência sexual são maiores.


Nenhum desses problemas deve ser negligenciado, então fica o alerta da importância de realizar um acompanhamento com profissionais de diversas áreas, desde um clínico geral até alguém formado em uma faculdade de odontologia. Dessa forma, é possível tratar os sintomas e buscar alternativas para solucionar a insônia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS