Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Bem-Estar Sábado, 08 de Outubro de 2022, 15:27 - A | A

Sábado, 08 de Outubro de 2022, 15h:27 - A | A

Coluna Bem-Estar

Perda óssea dentária: algo que compromete a estrutura bucal, entenda como lidar com essas questões de saúde

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Identificar os principais sintomas e as causas é o primeiro passo para cuidar dos dentes

iStock

ColunaBem-Estar

Cuidar da saúde é extremamente necessário para o bem-estar do ser humano. Todo cuidado é  bem importante, como, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, se possível tratar a saúde mental com terapia, mas não se pode esquecer de uma parte do corpo: a saúde bucal.


A perda óssea dentária, por exemplo, é normal que aconteça até mesmo em jovens; muitas vezes por conta da genética, as pessoas tendem a ter uma estrutura mais fragilizada, que pode vir a ocorrer esta perda. Porém, na maioria dos casos, acontece com pessoas com mais idade.


A definição da perda óssea dentária basicamente é de que os ossos ao redor dos dentes se desgastam, causando problemas nos dentes, na gengiva, podendo gerar infecções e até retirar os dentes.


Além da saúde bucal do indivíduo ser afetada, outra dificuldade que as pessoas têm de lidar é com a autoestima, pois lida diretamente com a estética facial da pessoa. Por isso, é importante identificar os sintomas para que ele possa ser tratado o quanto antes.


Os primeiros sintomas que a perda óssea dentária pode apresentar são: vermelhidão nas gengivas, os dentes ficam mais sensíveis, irritação, dores nos dentes, mau hálito, sangramento, entre outros sintomas que podem aparecer, porém esses são os principais.


A perda óssea dentária pode ser gerada por vários motivos, começando pelo genético, mas também pela falta de higiene bucal e também por não ir a um dentista periodicamente. O impacto dessa falta de cuidado pode gerar grandes problemas no futuro, como infecções e até mesmo doenças periodontais, por isso a saúde bucal é tão importante.


Procurar a ajuda de um profissional qualificado na área, que seja formado em uma faculdade de odontologia, é o segundo passo, pois o dentista irá te aconselhar sobre a melhor maneira de cuidar dos dentes, além de começar um tratamento ideal para cada caso.


Provavelmente, ele começará avaliando a situação para dar um diagnóstico preciso para iniciar o tratamento; pode ser que comece fazendo uma limpeza e, logo em seguida, tente recuperar a perda óssea dentária da melhor forma possível.

 

Por isso que, ao identificar um dos sintomas mencionados no texto, busque auxílio profissional e cuide da saúde bucal, pois é extremamente necessário para não ter nenhum problema no futuro. Além de que a saúde começa pela boca, ou seja, é o primeiro passo para começar a cuidar de si.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS