Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Bem-Estar Sábado, 10 de Setembro de 2022, 17:23 - A | A

Sábado, 10 de Setembro de 2022, 17h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Principais cuidados ao praticar esporte aquático no inverno

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

As baixas temperaturas não devem desencorajar a prática de atividades físicas

iStock

ColunaBem-Estar

A prática de exercícios físicos é importante durante todas as estações do ano. No entanto, no inverno, é preciso ter cuidados especiais, principalmente ao praticar esportes aquáticos. Com uma série de precauções, é possível continuar curtindo os exercícios na água sem maiores problemas.


Com as baixas temperaturas, o ideal é usar um roupão ou se cobrir com uma toalha quando percorrer o trajeto entre o vestiário e a piscina. Também é importante se cobrir assim que termine o exercício com os mesmos para que não haja choque térmico. A piscina deve ser aquecida, e já há até lugares que dispõem de aquecimento nos vestiários.


Os acessórios também podem ajudar, como usar toucas que cubram as orelhas e protetores de ouvido. Os óculos de natação são itens que não podem faltar, por manterem a saúde dos olhos. Além desses itens, é imprescindível secar os ouvidos bem ao sair da água, para evitar otites. O melhor é usar a precaução para evitar infecções.


As baixas temperaturas não devem desmotivar quem gosta de praticar esportes aquáticos. É importante, porém, manter-se hidratado. Mesmo no frio, deve-se beber água antes, durante e após as atividades. O único motivo para não praticar exercícios físicos no inverno é o de não estar com a saúde em dia.


Em casos de sintomas de sinusite, como coriza, tosse e dificuldade de respiração, é preciso pausar as atividades físicas e procurar um médico. Para soltar o catarro da sinusite, muitos acabam fazendo lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa. Isso faz com que se remova o excesso tanto de secreções como sujeiras que podem se acumular no interior do nariz, o que agrava os sintomas.


Para quem pratica surfe ou outros esportes no mar, é fundamental fazer um bom aquecimento. Roupas e acessórios adequados devem ser usados. A roupa de neoprene é fundamental para proteger o corpo da água fria. Também existem acessórios para cobrir a cabeça e as extremidades como pés e mãos. E não é porque está frio que o sol não queima. O protetor solar deve ser usado também no inverno.


Uma alimentação saudável também ajuda a afastar infecções respiratórias. Os cuidados com o que se coloca para dentro do corpo também são bastante válidos para fortalecer o sistema imunológico e ficar menos suscetível às doenças causadas por vírus e bactérias. Vale consumir mais alimentos com vitamina C no inverno, bem como outros minerais e vitaminas, como zinco, ferro, selênio, vitaminas A, B12 e E.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS