Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 28 de Agosto de 2022, 12:33 - A | A

Domingo, 28 de Agosto de 2022, 12h:33 - A | A

Coluna Bem-Estar

Saiba como a acupuntura pode ser benéfica para pets

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Animais de estimação também podem realizar o tratamento para tratar dores e processos inflamatórios

 

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas e flexíveis para estimular diversos pontos-chave do corpo, desencadeando reações que ajudam a amenizar problemas de saúde e promover o bem-estar. É um tratamento alternativo muito popular entre humanos, mas pouca gente sabe que os animais também podem tirar proveito desta abordagem médica. O objetivo é o mesmo: reduzir dores, eliminar processos inflamatórios, regular o metabolismo e melhorar a qualidade de vida como um todo.

iStock

ColunaBem-Estar


Apesar de os bichinhos terem corpos e características bem diferentes dos humanos, os organismos funcionam de forma semelhante, independentemente da raça. Quando o corpo apresenta algum tipo de sintoma ou doença, significa que a energia de um ou vários meridianos está desequilibrada, seja pela falta ou pelo excesso de fluxo. O objetivo do tratamento é utilizar as agulhas para reequilibrar esses pontos e garantir que a energia volte a percorrer o caminho certo, de forma que mantenha tecidos e órgãos bem energizados.


A técnica não é utilizada somente em cães e gatos, mas em diversas espécies de animais. Não existem restrições nem contraindicações, só é necessário um estudo aprofundado da anatomia de cada espécie, já que cada uma apresenta uma localização diferente para seus pontos de estímulo. A prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e, apesar de ser mais utilizada em animais idosos, devido ao excesso de problemas de saúde, pode ser benéfica para bichinhos de qualquer idade.


A acupuntura é eficaz contra problemas ortopédicos (lesões, doenças reumáticas, etc.), neurológicos, digestivos, urinários, dermatológicos, hormonais e até mesmo oncológicos, podendo ajudar a reduzir os sintomas da quimioterapia. As agulhas costumam ficar de 20 a 30 minutos em cada ponto, podendo ou não ser complementadas com medicamentos para resultados ainda mais eficazes. O tempo médio para os efeitos começarem a aparecer é de 48 a 72 horas, dependendo do grau do problema.


O tratamento é eficaz tanto para problemas físicos quanto para questões emocionais, pois pets também podem sofrer de estresse ou ansiedade. Por isso, é sempre recomendado fornecer brinquedos e objetos que os ajudem a controlar suas emoções, como um arranhador para gato ou ossos para cães. Além dos passatempos em casa, eles também precisam de um tempinho para passear e praticar atividades fora, então é da responsabilidade do dono garantir que seu bichinho esteja sempre feliz e saudável.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS