Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 10 de Março de 2024, 13:43 - A | A

Domingo, 10 de Março de 2024, 13h:43 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Águas-vivas e o azul do mar: descubra as tendências de decoração para 2024

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

A presença da natureza nunca foi tão marcante e incorporar esses elementos à decoração de sua casa conferirá um ambiente atualizado e renovado

KatarzynaBialasiewicz / iStock

ColunaMarcoEusébio

..

A busca por integrar elementos naturais à decoração de ambientes representa um desafio para os designers de interiores que buscam revitalizar seus projetos conforme as tendências anuais.

A abordagem biofílica surge como uma solução à necessidade de conectar ambientes urbanos e industriais à natureza, oferecendo aos profissionais formas sofisticadas e práticas de decorar tanto espaços internos quanto externos.

As tendências de decoração para 2024

A cor predominante neste ano é um tom de azul e incorporá-la à decoração pode proporcionar uma sensação de frescor, ao mesmo tempo em que evoca a emoção de carinho e aconchego nos ambientes.

No ano de 2024, as águas-vivas conquistaram o interesse dos entusiastas da decoração, conforme indicado pelo relatório anual do Pinterest Predicts, sugerindo que esse ser marinho ganhará destaque.

A sustentabilidade tem se tornado uma prioridade crescente em todas as áreas da vida, e no campo do design de interiores, essa preocupação não é exceção. O design sustentável está sendo incorporado como uma premissa decorativa, a decoração sustentável emerge como uma tendência para o ano de 2024, seja por meio da utilização de materiais reciclados, móveis reutilizados ou ao enfatizar o uso de fontes de energia renováveis.

Além disso, a preferência por produtos fabricados localmente e práticas de design que minimizem o desperdício são características distintivas dessa tendência.

Como utilizar as tendências de decoração nos ambientes da sua casa

· Cor azul

As escolhas das cores no ambiente costumam refletir no bem-estar e comodidade do cômodo. O azul pode estar nas paredes das salas ou corredores, ou presentes em objetos decorativos como quadros e almofadas.

Para uma decoração mais ousada aposte em mobílias como sofás, poltronas e cadeiras que com certeza se tornarão o destaque da sua casa.

· Água-viva

Majestosas e consideradas uma das criaturas marinhas mais antigas, as águas-vivas adicionam um toque surpreendente à decoração com suas cores e formas únicas.

A possibilidade de incorporar luminárias e quadros que exibem os desenhos desses animais marinhos torna-se uma opção encantadora para ambientes internos, como quartos ou salas de estar.

· Plantas e flores

Em sintonia com o design biofílico, a inclusão de flores e plantas não apenas adiciona uma beleza natural, mas também traz benefícios que transcendem o aspecto estético.

As plantas contribuem para aprimorar a qualidade do ar interno por meio da filtragem natural de poluentes, além de desempenharem um papel na redução dos níveis de estresse.

A variedade de opções é um grande atrativo desses elementos, por conta disso, para escolher as espécies presentes em casa é possível procurar por floriculturas em Jundiaí, Sorocaba, São Paulo e outras regiões do país para conversar com os profissionais e avaliar as possibilidades.

Deixe a sua marca no ambiente

Estar alinhado com as tendências não implica abdicar da expressão da sua personalidade no ambiente. Portanto, estabeleça o seu estilo e aproveite as diversas possibilidades disponíveis.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS