Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Casa e Decoração Sábado, 20 de Agosto de 2022, 16:46 - A | A

Sábado, 20 de Agosto de 2022, 16h:46 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Personalidade e um toque de aconchego para o lar: como decorar casa alugada?

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça dicas para transformar o imóvel com originalidade e sem quebra-quebra

iStock

ColunaCasaEDecoração

Ter uma casa bem decorada e com personalidade pode ser um empecilho para quem mora em imóveis alugados. Afinal, como fazer uma decoração que não prejudique o ambiente? Nem sempre é preciso fazer uma grande reforma ou enormes transformações para deixar tudo com muito estilo e originalidade.

Para quem não está contente com a cor de paredes ou pisos, antes de fazer pinturas ou mudanças mais permanentes, é importante sempre conversar com o proprietário do imóvel e com a imobiliária. Quando um acordo é firmado, essas mudanças podem ser consideradas melhorias, e é possível que o locatário receba descontos no valor do aluguel.

Antes de investir dinheiro na decoração do local, é fundamental pensar que, por ser um imóvel alugado, o tempo de estadia pode não ser muito longo. Então, caso acordos não sejam firmados, economizar em processos que não podem ser reaproveitados e investir em itens que serão facilmente adaptáveis a outros locais é o ponto de partida para uma decoração funcional.

Optar por móveis de fácil adaptação aos ambientes funciona muito bem para uma decoração flexível. Ter mobílias com rodinhas permite um fácil transporte e maior facilidade de combinações, além de ser muito prático e facilitar na hora da mudança. Móveis planejados não são uma opção muito viável para locatários, já que eles não poderão ser removidos do local sem danos.

Aproveitar a mobília antiga e mudar sua funcionalidade original pode ser uma maneira de transformar o ambiente sem precisar se desfazer do que já tem. Uma estante, por exemplo, pode funcionar como divisória entre ambientes. Ser criativo nessa hora pode trazer grande economia.

Itens de iluminação farão toda a diferença no ambiente. Lustres e abajures, que, além de iluminar, servem de itens decorativos, são peças maravilhosas para renovar o ambiente e dar uma cara nova aos cômodos. A dica é utilizar luzes em tons amarelados para ambientes como a sala e os quartos, enquanto as lâmpadas brancas são ideais para a cozinha e o banheiro.

Para deixar qualquer ambiente mais bonito e cheio de vida, o ideal é apostar em plantas. Além de purificarem o ar, elas ficam lindas em qualquer cômodo da casa. Para locais mais apertados, a solução é optar por pequenos vasos em vários locais do ambiente. Casas e apartamentos maiores podem receber desde plantas pendentes até vasos maiores colocados no chão.

Decorar as paredes com cortinas e quadros é uma opção ótima. Para evitar fazer furos permanentes, a solução é colocar os quadros com fita dupla face. Usar cores mais vivas e algumas molduras pode dar um ar muito mais alegre ao ambiente.

Antes de se mudar para uma casa alugada e investir na decoração, é fundamental fazer uma visita ao local. Imóveis em bairros mais tradicionais são mais clássicos; na cidade de São Paulo, por exemplo, uma casa para alugar na Mooca pode possuir pisos, azulejos e móveis que acompanham a história do local, dando ainda mais personalidade ao estilo de decoração.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS