Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cultura Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020, 07:29 - A | A

Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020, 07h:29 - A | A

Coluna Cultura

Canal oferece acesso gratuito a mais de 400 filmes brasileiros

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Conteúdo está disponibilizado no YouTube e pode ser acessado gratuitamente

Divulgação

ColunaCultura

O cinema brasileiro é conhecido internacionalmente por sua qualidade, além de ser uma indústria que movimenta a economia de maneira expressiva. Ainda assim, muitos títulos só conseguem ser assistidos por pessoas que entendem a língua brasileira por serem antigos e na maioria dos casos não possuírem legendas. Entretanto, graças à tecnologia, essa situação tem mudado, tornando as produções brasileiras mais acessíveis.

Para mudar esse cenário, foi criado o Legacies of Brazilian Cinema, um canal que surgiu misteriosamente no YouTube em fevereiro de 2020. Sem maiores informações, a página de descrição explica que o canal se propõe a colaborar para que o cinema brasileiro seja acessível para um maior número de pessoas, fornecendo cópias de cerca de 400 filmes clássicos com legendas em inglês, para que o conteúdo possa ser visto por pessoas que não entendem a língua portuguesa. A presença de legendas vai além da popularização das produções cinematográficas brasileiras, sendo importante também para promover acessibilidade e inclusão, permitindo que pessoas com diferentes níveis de deficiência auditiva também possam aproveitar o conteúdo. No canal há títulos como  “Nem Sansão Nem Dalila” (1955), de Carlos Manga, “Matou a Família e Foi ao Cinema” (1969), “Terra para Rose” (1987), “Garotas do ABC” (2003), entre vários outros.

Todo o conteúdo está disponível gratuitamente e os vídeos não são monetizados, ou seja, o criador do canal não recebe nada com visualizações nem com publicidade. Além disso, diretores e produtores que não quiserem seu conteúdo armazenado no canal podem solicitar a retirada do vídeo. É possível encontrar obras de animação, horror, documentários e até curta-metragens, com opções para todos os gostos.

O canal conta com produções que vão desde a década 1910 até os anos 2000, acompanhando a evolução do cinema preto e branco até a entrada na era do cinema colorido. Os filmes são organizados por meio de playlists, de acordo com o que o telespectador procura, e estão divididos por década de lançamento, período/companhia cinematográfica, nome do diretor, diretor de cinematografia, edição e música, sendo atualizados constantemente.

Como os vídeos estão disponibilizados em um canal do YouTube, é possível assistir às produções cinematográficas tanto no computador, quanto no celular ou em uma smart TV, que permite acesso à internet. Além disso, os filmes rodam sem a interrupção de propagandas ou pausas, colaborando para garantir a imersão do telespectador.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS