Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura Sábado, 04 de Novembro de 2023, 14:46 - A | A

Sábado, 04 de Novembro de 2023, 14h:46 - A | A

Coluna Cultura

Como outros países tomam o seu café da manhã?

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

O café da manhã é algo muito cultural e pode variar de país para país; confira algumas das variações mais notáveis

iStock

ColunaCultura

..

Toda manhã, a maioria dos brasileiros começa seu dia com uma xícara de café e um pão com manteiga. Contudo, da mesma forma que esse não é o café da manhã universal para todos os brasileiros, a refeição também apresenta diversas variações ao redor do mundo. Trata-se de algo extremamente cultural e que carrega muita tradição local.

Abaixo separamos alguns dos cafés da manhã mais notáveis pelo mundo. Confira:

Alemanha

Já imaginou beber cerveja no café da manhã? Na Alemanha, isso é perfeitamente comum! Os alemães costumam comer salsichas brancas e pretzels com mostarda doce, tudo acompanhado de uma caneca de cerveja de trigo. Na região da Baviera, eles até usam seus tradicionais trajes com chapéu e casaco durante a refeição.
Para um alemão, o café da manhã é a desculpa perfeita para uma reunião informal quando está tarde demais para o café e cedo demais para o almoço.

Japão

Os japoneses já começam seu dia comendo uma seleção de alimentos que também estão presentes em suas refeições principais, como almoço e jantar. Seu café da manhã costuma incluir peixes como salmão ou cavala, sopa de missô, arroz e legumes picados.

No Japão, o café da manhã é só mais uma refeição como qualquer outra.

Islândia

Quando o assunto é café da manhã, a Islândia tem uma maneira particular de tratar a refeição. É muito comum que os islandeses tomem apenas uma colher de óleo de fígado de bacalhau, que é rica em ômega-3 (gordura muito importante para a manutenção da nossa saúde).

Já a refeição completa costuma incluir um prato chamado hafragrautur, que mistura aveia, nozes, passas e açúcar. Alternativamente, eles também adicionam skyr, um queijo fresco que se parece com iogurte.

Estados Unidos

O café da manhã norte-americano é um dos mais famosos que existem. Os americanos adoram comer várias panquecas, geralmente acompanhadas de ovos com bacon.

A panqueca é um prato universal e pode ser doce ou salgada, sendo base de diversos pratos ao alterar recheios e o modo de preparo. Nos EUA são utilizadas para balancear o sabor salgado dos ovos e do bacon. As coberturas locais favoritas incluem manteiga e xarope de bordo.

Portugal

O café da manhã português costuma girar em torno do leite. Na maioria das vezes, eles preferem exagerar no leite e adicionar apenas uma dose de café, geralmente acompanhados de uma torrada ou pão. Contudo, o principal acompanhamento, aqui, são os pastéis de nata, um doce típico da região que é recheado com creme.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS