Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 17 de Outubro de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 17 de Outubro de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Tecnologia

Prepare seu roteiro para conhecer os museus mais bonitos do mundo

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Considerados os museus mais belos do mundo, eles atraem atenção de turistas e apaixonados por arquitetura

iStock

ColunaTecnologia

Visitar museus é uma atividade que une entretenimento e educação. Seja entre turistas ou moradores de uma cidade, essa atração permite conhecer mais da história e da cultura de uma região ou do mundo todo.

Em alguns casos, não apenas as mostras e exibições são os motivos para a visita. Algumas construções são tão peculiares que atraem a atenção dos visitantes, que se interessam pela arquitetura do lugar, independentemente do que é oferecido em cada local.

Para os mais apaixonados por museus e suas arquiteturas, vale até mesmo alugar um carro, como uma Sandero, para fazer um tour por esses locais. Veja abaixo algumas dicas do que incluir no seu roteiro pelo Brasil e pelo mundo.

Museu do Amanhã (Brasil)
Projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido próximo à Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Sua arquitetura chama a atenção de turistas, que adoram tirar fotos no entorno do museu. Dentro da construção, é possível ver mostras que servem como uma homenagem às ciências, explorando desafios e oportunidades que a humanidade tem para o futuro.

Museu de Arte de São Paulo (Brasil)
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um projeto da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que também construiu outras grandes obras na cidade de São Paulo. O local possui um dos maiores vãos livres do mundo, chamando a atenção de qualquer pessoa que passe pela Avenida Paulista. Além disso, sua localização privilegiada permite um ponto de encontro com uma vista privilegiada do centro da cidade.

Museu de Arte do Rio (Brasil)
Obra dos arquitetos Bernardes + Jacobsen, a construção une de maneira peculiar um palácio de estilo barroco, um prédio da polícia, a um terminal de ônibus. A principal peça para isso é um telhado em formato de onda e uma passarela, criando uma obra de arte ao ar livre, uma grande representante da arte contemporânea. Ali, é possível ver exposições e outras atrações.

Centro Georges Pompidou (França)
Como representante dos museus no exterior, o Centro Georges Pompidou trouxe uma inovação ao ser precursor de um design do “avesso”. Construído em 1971 e projetado por Richard Rogers e Renzo Piano, o prédio apresenta dutos expostos, escadas rolantes do lado de fora e um visual deslumbrante, chamando a atenção de quem passa pela região de Paris. Na cobertura do edifício há um restaurante que garante vistas privilegiadas da capital francesa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS