Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Marco Eusébio Quarta-feira, 31 de Julho de 2024, 18:59 - A | A

Quarta-feira, 31 de Julho de 2024, 18h:59 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Lula sobrevoa o Pantanal em MS e sanciona lei que disciplina o uso do fogo no meio rural

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Após sobrevoar áreas atingidas por incêndios no Pantanal em Mato Grosso do Sul, o presidente Lula sancionou hoje, na base do PrevFogo-Ibama em Corumbá, o Projeto de Lei n° 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O texto defendido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e aprovado pelo Congresso fixa medidas para disciplinar o uso do fogo no meio rural, principalmente entre comunidades tradicionais e indígenas, e prevê a sua substituição gradual por outras técnicas.

A nova lei proíbe o uso de fogo para supressão de vegetação nativa visando o uso alternativo do solo, exceto quando há queima controlada dos resíduos de vegetação. Para práticas agropecuárias, o fogo será permitido apenas em situações específicas, em que peculiaridades o justifiquem, ou nos seguintes casos: pesquisa científica aprovada por instituição reconhecida; prática de prevenção e combate a incêndios; cultura de subsistência de povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores familiares; e capacitação de brigadistas florestais.

"Um país que tem um território como o Pantanal e a gente não cuidar, esse país não merece o Pantanal, que é um patrimônio da humanidade pela diversidade que tem aqui. E é por isso que eu estou orgulhoso de vocês. Fiquei emocionado vendo o fogo e o trabalho que está sendo feito entre todos os entes federados. O presidente não pode ficar no Planalto culpando o prefeito e o governador pelos incêndios. Sozinho a gente não consegue fazer as coisas", disse Lula, frisando que a nova lei "será um marco no combate aos incêndios nesse país".

Trajando uniforme de brigadista e chapéu pantaneiro, o presidente citou o coordenador do Prevfogo em MS, Márcio Yule, como exemplo de quem há décadas atua no combate aos incêndios florestais. "É o maior apagador de fogo que eu conheço, você é meu herói", declarou, no ato que contou com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o governador Eduardo Riedel, entre outras autoridades. (Com Diário Corumbaense)

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS