A WGSN, autoridade na previsão de tendências, divulgou as referências dos tons que assumirão o mundo da moda em 2024 e 2025
Mais do que colorir, dar vida e sentido aos produtos do mercado, as cores transmitem sensações e sentimentos. Por isso, o mercado segue as tendências estabelecidas por grandes pesquisadoras como as tradicionais previsões da Worth Global Style Network (WGSN), em parceria com a Coloro. Afinal, são análises que se traduzem na captação e no envolvimento do público consumidor, seja na indústria da moda ou no design de produtos.
Para se chegar a uma cor que dita as tendências de um ano, muitos fatores são analisados. A psicologia das cores, sem sombra de dúvidas, é uma delas. Fato é que os tons estimulados pelas tendências assumem a sua presença e, de maneira geral, movimentam o mercado ao longo das estações.
Prova disso é a cor-chave para 2023, intitulada Digital Lavender. A tonalidade que se aproxima do lilás está inserida no mercado jovem e tem forte apelo com o escapismo digital. Segundo a leitura feita pelas empresas, o mercado consumidor buscará, neste ano, peças que concedam equilíbrio emocional.
Paleta para 2023
Além da Digital Lavender, a paleta para 2023 inclui Apricot Crush, Astro Dust, Galactic Cobalt e Sage Leaf. Isso significa que laranja, vermelho, azul intenso e verde-oliva estarão ainda mais presentes nas produções da indústria da moda. São cores que contemplam opções de um guarda-roupa feito predominantemente para ambientes modernos e urbanos.
Cores do futuro
Os próximos anos devem continuar seguindo a tendência marcadamente jovial e tecnológica de 2023. A Apricot Crush, por exemplo, continua na paleta e, dessa vez, acompanha outros tons, que vão do vibrante ao terroso. Ao que tudo indica, as cores-chave definidas pela WGSN e Coloro para o outono e inverno de 2024 e 2025 mostram a predominância dos avanços tecnológicos, empatia, sustentabilidade e esperança.
Traduzindo o conceito em cores, o mercado conviverá com a presença do laranja vibrante e intenso nas mais diversas peças e produtos. Mas encontrará o equilíbrio com o Intense Rust, Sustained Grey, Cool Matcha e Midnight Plum – marrom avermelhado, cinza, verde botânico e roxo, respectivamente.
Em comparação com a previsão para 2022/2023, percebe-se que se mantém as cores primárias, porém em outras variações. A suavidade da tendência atual cede espaço para cores mais fortes, ainda que neutras.
Com isso, a indústria ganha versatilidade para criar modelos inovadores para diferentes públicos, como echarpe, tênis infantil e case de smartphones. Seguindo o cronograma da linha de produção, logo devem começar a chegar ao varejo peças e produtos com as 5 cores-chave propostas para as novas coleções.