Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Moda e Beleza Domingo, 14 de Maio de 2023, 15:47 - A | A

Domingo, 14 de Maio de 2023, 15h:47 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Minimalismo: quantas roupas são realmente necessárias?

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Tendência minimalista acompanha economia mais sustentável e muda estilo de vida das pessoas

iStock

ColunaModaEBeleza

A preocupação com os recursos naturais e os efeitos do descarte e da produção desenfreada de produtos é algo que faz parte da vida de cada vez mais pessoas. Por isso, o minimalismo tem se tornado uma tendência entre várias faixas etárias.

Para fomentar esse debate, pesquisadores do Hot Or Cool Institute, em Berlim, fizeram um estudo para avaliar a quantidade de roupas que uma pessoa deve adquirir por ano para estar alinhada com as metas de consumo global. De acordo com a pesquisa, cada pessoa poderia comprar até cinco peças novas por ano para cumprir com a meta do Acordo de Paris.

O Acordo de Paris estipula um limite para que os países evitem o aquecimento global, colocando como meta o aumento de até 1,5ºC.

Porém, para que isso aconteça, seria necessário que os compradores se conscientizassem. No caso do Reino Unido, por exemplo, seria necessário reduzir o consumo em até 80% para a população.

“Compre menos e melhor”

Repetida como um mantra, a ideia de “comprar menos, mas comprar melhor” é uma das bases do minimalismo. Ou seja, não importa a quantidade de coisas que você tem, e sim sua qualidade. Questões como funcionalidade, durabilidade e eficiência acabam sendo levadas em consideração.

Isso não se aplica apenas às roupas, já que é possível adquirir também outros itens que levem em conta a praticidade do dia a dia sem consumir muito. Os fenômenos de várias funções em um único aparelho, por exemplo, permitem economizar espaço e recursos, ajudando na sustentabilidade.

Também é importante prezar pela versatilidade dos objetos, sejam eles peças de roupa ou itens de decoração. O que pode ser usado mais de uma vez e por mais tempo é uma maneira de economizar e participar dessa tendência minimalista.

Itens descartáveis, portanto, devem ser evitados, dando preferência ao que tem uma durabilidade maior e que pode ser usado em várias situações.

Quanto ao guarda-roupa, é possível estar na moda e ter estilo mesmo optando pelo minimalismo. O ideal, nesses casos, é optar por peças que tenham o seu estilo e que funcionem para diversas situações.

Uma calça chino preta ou camiseta básica podem ser boas opções para garantir uma roupa para diversas ocasiões, do lazer ao trabalho. O mesmo serve para os calçados e outros acessórios, que podem compor visuais de maneira diferente e criar a impressão de estar usando algo novo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS