Conheça as peças aliadas do empoderamento e da praticidade feminina
Peças que, hoje, consideramos de criação da geração atual, mas foram pensadas e idealizadas há muitos anos. Antigamente, devido ao patriarcado e machismo enraizado na sociedade, as mulheres eram forçadas a usar espartilhos extremamente desconfortáveis e apertados, além de saias super-rodadas que ocupavam um espaço imenso. Por isso, com o passar do tempo e a inserção da mulher no mercado de trabalho, foram desenvolvidas novas peças de roupas que fossem funcionais para esse novo espaço que a mulher ocuparia.
Separamos alguns exemplos para você saber um pouco mais sobre essas inovações tão importantes:
• Sutiã
Apesar de ser um grande símbolo de pressão social para as mulheres cobrirem seus mamilos, o sutiã tem uma função prática e funcional, que é sustentar os seios das mulheres: isso ameniza problemas como má postura e dor nas costas. Além disso, sua criação em 1914 por Mary Phelps foi uma resposta à necessidade de maior conforto e suporte para as mulheres em suas vestimentas, visto que, com certeza, era uma peça mais flexível que o espartilho.
Hoje, é uma peça aliada à rotina longa e de multitarefas que as mulheres enfrentam.
• Vestido preto
Bonito, prático e elegante, o vestido preto é uma peça-chave no guarda roupa das mulheres: superconfortável e funcional, é uma peça que aspira sucesso e independência. Criado em meados da década de 1920, pela estilista Coco Chanel, definitivamente, ainda é muito usado atualmente em suas mais variadas versões de modelos: decotados, formais, curtos, longos, justos ou mais largos.
• Camisa branca
Durante o século XIX, vestir uma camisa branca era sinônimo de pertencer à elite: era usada somente por pessoas de classe alta. Atualmente, é vista como uma peça superbásica e versátil, que permite você ousar e fazer diversas combinações com terceiras peças e adereços. Dependendo do material utilizado, a peça torna-se extremamente elegante e sofisticada, mas, ao mesmo tempo, com a essência simplista que encanta os amantes da moda.
• Meia Kendall média compressão
Grandes aliadas da moda atual, as meias de compressão são incríveis para o uso no dia a dia, tanto em dias frios por baixo da roupa quanto para trazer conforto, modelar o corpo e ser utilizadas para tratamentos vasculares. Foram criadas em 1950 para a terapia de compressão, e, atualmente, devido a sua grande utilidade, são muito frequentes nos armários femininos.