Saiba maneiras de como escolher a meia adequada, utilizá-la de forma correta e, ainda, aumentar sua durabilidade
Conhecidas pela capacidade de compressão dos vasos sanguíneos, as meias compressivas são grandes aliadas no tratamento de doenças cardiovasculares, que podem causar inchaço, desconforto e a sensação de perna pesada. Elas atuam realizando uma pressão nas pernas, o que ajuda o fluxo sanguíneo a percorrer dos pés ao coração. Como resultado, a meia de compressão devolve a sensação de bem-estar às pessoas com alguma doença relacionada ao sistema linfático.
Mas, há algumas recomendações referentes à escolha e uso delas, confira:
● Atente-se à necessidade
São diversos os casos em que a meia de compressão é indicada como tratamento. Diante de condições médicas como varizes, lipedema e pós cirúrgico, por exemplo, as meias compressivas são bastante recomendadas. Além de ajudar na mobilidade, ela controla o progresso da doença e aumenta a qualidade de vida do indivíduo acometido pela enfermidade.
Mas, ainda, há situações em que as meias são contraindicadas: casos de insuficiência cardíaca, alergia ao tecido em questão e feridas abertas nas pernas são alguns deles.
● Escolha a meia adequada
Suave, média e alta compressão são exemplos de modelos das meias compressivas. Além disso, elas podem variar em comprimento e funcionalidade, uma vez que são projetadas para diferentes públicos e necessidades. A meia anti-embolia, por exemplo, é ideal para os casos pós-cirúrgicos, em que se deseja evitar coágulos; já a de alongamento graduada, por sua vez, é indicada para melhorar a circulação e prevenir doenças cardiovasculares.
Há, ainda, diferenças estéticas: apesar de compartilharem da mesma eficácia e funcionalidade, as meias de compressão masculinas têm um design diferente das femininas, que permite a escolha de acordo com o estilo do paciente. Mas, no que diz respeito à escolha do modelo ideal para o seu caso, consulte um médico da área para ter uma recomendação específica e eficaz.
● Utilize-a corretamente
Tão importante quanto escolher a meia adequada, é utilizá-la de forma correta. Para que a meia desempenhe sua função da melhor forma, por exemplo, é importante que ela não esteja embolada. Por isso, coloque-a com calma e verifique se está esticada em todos os pontos. Além disso, as meias compressivas devem ser vestidas pela manhã, logo ao acordar, antes que as pernas comecem a inchar e seja difícil colocá-las.
Atentar-se à validade da meia também é uma boa dica, visto que, com o tempo, ela desgasta e deixa de cumprir sua função. Mas, há algumas maneiras de prolongar sua durabilidade: revezando com outras meias, por exemplo, e lavando à mão, com água e sabão, são algumas delas.