Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Abril de 2025


Moda e Beleza Sábado, 25 de Janeiro de 2025, 14:47 - A | A

Sábado, 25 de Janeiro de 2025, 14h:47 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Biotipos corporais: qual a diferença e quais os treinos ideais?

Por Thais Hott

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Existem diversos biotipos corporais, e cada treino depende do formato deles

standret/iStock

ColunaModaEBeleza

..

Diferentemente do que muitos pensam, existem diversos tipos de biotipos corporais na natureza humana, e, para quem deseja mudanças e uma vida saudável, cada um deles exige um treino ideal, que deve ser adaptado e adequado ao formato.

Ao entender o biotipo, se compreende o que é essencial em cima dele e qual a melhor forma de buscar uma harmonia e o que pode influenciar no desempenho ao procurar a melhor versão possível.

Ectomorfo

Geralmente são caracterizados pelos corpos magros. Muito comum em pessoas de estatura mais alta e com metabolismo rápido, pessoas ectomorfas têm bastante dificuldade em acumular gordura, muitas vezes atingindo um nível de magreza além do ideal quando não se olha com cautela.

Para estas pessoas, os principais treinos recomendados são com foco em ganho de força física e resistência. Ou seja, com ênfase em musculação, pegando peso. Ao falar de dieta, o recomendado são mais calóricas e ricas em proteínas.

Pessoas ectomorfas devem evitar, se possível, atividades que envolvam muitas práticas aeróbicas, o que pode emagrecer mais ainda.

Endomorfos

Diferentemente dos ectomorfos, corpos endomorfos têm uma tendência maior a armazenar gordura. Ou seja, pessoas que ganham peso mais rápido e mais fácil. Com dificuldade para construir músculo, o principal foco do treino de pessoas assim deve ser com atividades como corrida, ciclismo e circuitos de alta intensidade.

Mesmo que exista essa dificuldade em perder peso, indivíduos que têm um biotipo endomorfo são pessoas com uma facilidade maior para ganhar músculo, o que não acontece no exemplo anterior.

Além disso, atividades que garantam tanto o fortalecimento muscular quanto a queima calórica são as ideais. Falando em termos de dieta, a ideia é priorizar uma dieta equilibrada, com controle no consumo de carboidratos simples e gorduras.

Mesomorfo

Pessoas que têm um biotipo mesomorfo, muitas vezes, são associadas a um perfil atlético. Ou seja, são pessoas que estão no meio-termo. Um corpo mesomorfo tem facilidade tanto para ganhar massa quanto para perder gordura. Visivelmente, são apontadas como pessoas claramente de um perfil atlético.

Ao falar de proporção, quem é mesomorfo geralmente tem alguns traços bem característicos. Entre eles, ombros largos e cintura fina.

Para desenvolver o treino ideal, quem tem o biotipo endomorfo precisa diversificar as atividades. Isto é, mesclar exercícios de resistência e atividades cardiovasculares. Porém, mesmo que um corpo mesomorfo seja considerado por muitos como o perfil ideal, ainda assim exige um cuidado maior no que diz respeito à saúde e aos hábitos diários.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS