Modelo elétrico é oferecido nas versões Skin e GT, ambas com 171 cavalos de potência
A GWM Brasil desembarcou por aqui com duas de suas marcas: a Haval e a Ora. Além delas, ainda fazem parte do seu portfólio outras três: Wey, Poer e Tank. E foi o diferente, bonito e bom de dirigir 03, único modelo da Ora oferecido no mercado brasileiro, que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.
O elétrico Ora 03 fechou o primeiro semestre de 2024 com 3,7 mil unidades emplacadas das suas duas versões: Skin, com preço a partir de R$ 150 mil, e GT, com preço a partir de R$ 184 mil.
As duas versões são equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cavalos de potência e 250 Nm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos.
A principal diferença entre as versões Skin e GT está na capacidade energética da bateria. Enquanto o Ora 03 Skin tem uma bateria de 48 kWh e uma autonomia de até 232 quilômetros, o Ora 03 GT tem uma bateria de 63 kWh e uma autonomia de até 319 quilômetros.
Ambas as informações de autonomia já estão no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos do Inmetro. Mas, durante a avaliação é fácil constatar que o Ora 03 ainda mais do que o informado.
Sendo o carregamento uma das primeiras preocupações de quem tem um carro elétrico, as versões do Ora 03 podem ser carregados de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC).
O Ora 03 tem perfil jovem, design único com seu farol ovalado e é ideal principalmente para o uso urbano. Com 4,25 metros de comprimento, o modelo oferece acabamento premium, inovação, vários itens de conforto e segurança e muita tecnologia embarcada.
Conta, por exemplo, com o recurso Easy-Entry, no qual os bancos com esta função se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso ao interior do veículo. Os bancos ainda dispõem de massageador, aquecimento e ventilação, itens que não são comuns em automóveis desse segmento.
Além disso, o modelo oferece o Assistente de Estacionamento Automático, tecnologia ativada pelo motorista que ativa a função e, sem que precise tocar no volante ou nos pedais, o sistema detecta espaço suficiente e acelera e freia conforme necessário para estacionar o carro.
Abertura e fechamento do porta-malas são ativados o sistema Free Hands – sua capacidade é de 228 litros e chega até 858 litros com os bancos rebatidos. Também equipam o modelo o Sistema Smart Start: uma vez o carro aberto, ele detecta a presença humana e o carro já está pronto para sair. E tem mais: teto solar panorâmico, rodas esportivas de 18 polegadas, central multimídia com Apple Carplay e Google Android Auto, além de carregador por indução.
No quesito conectividade, o Ora 03 possui, por exemplo, um painel de instrumentos e multimídia com processador Qualcomm Snapdragon, com duas telas integradas de 10,25 polegadas cada, Full HD, com textos em português.
Portas USB iluminadas nas dianteiras, sistema de som com 120 W de potência e seis alto-falantes também integram a lista de equipamentos do modelo.
Entre os principais itens de segurança disponíveis em todas as versões, destacam-se:
• Piloto automático inteligente, com diversos recursos: Stop & Go, Controle de Cruzeiro Inteligente, Smart Cornering (ajusta a velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva), Smart Dodge (Desvio Inteligente de Caminhões), Alerta, Manutenção e Centralização de Faixa, entre outros;
• Sete airbags, sendo o primeiro carro da categoria com airbag central (entre os bancos dianteiros);
• Alerta e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB – Auto Emergency Breaking), capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e motos. A versão GT traz ainda frenagem de tráfego cruzado;
• Assistente ativo de ponto cego que alerta e ajuda a evitar acidentes em troca de faixas e ainda conta com alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado, com reconhecimento de carros, ciclistas e motos;
• Reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade; e
• Visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras.
• • • • •
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
• • • • •
VolksCare Integra serviços e dados através da Plataforma RIO
VolksCare, a estrutura de serviços e pós-vendas da VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus, inaugura uma nova era na gestão de transporte com o Volks|Uptime. Funcionando como uma torre de controle, a plataforma identifica alertas e direciona o serviço necessário para o cliente de forma ágil e eficiente.
"O Volks|Uptime é um serviço proativo, preditivo e também preventivo, dispondo de uma diagnose remota e demais alertas referentes às revisões e manutenções dos veículos. Permite um melhor planejamento das paradas para eventuais reparos, resultando em uma maior disponibilidade para os clientes”, afirma Antonio Cammarosano, diretor de Serviços e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
• • • • •
Mastercard e equipe McLaren Racing unem forças na Fórmula 1
A Mastercard e a McLaren Racing uniram forças em um acordo plurianual que fará com que a líder global em pagamentos se torne uma das principais patrocinadoras da equipe McLaren de Fórmula 1.
"Estamos constantemente explorando novas maneiras de agregar valor aos nossos clientes e portadores de cartões. Aproximá-los de suas paixões, daquilo que mais amam é fundamental para isso, e as corridas se tornaram uma das paixões mais emocionantes e universais em todo o mundo", disse Raja Rajamannar, Diretor de Marketing e Comunicação da Mastercard.
• • • • •
Cresce o número de habilitados na categoria A
O número de condutores habilitados a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas cresceu 39% em dez anos. De acordo com dados da Senatran – Secretaria Nacional do Trânsito, analisados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, até maio deste ano, 39.186.371 pessoas possuíam a CNH – Carteira Nacional Habilitação na categoria A.
A motocicleta vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros, seja como meio de transporte para os deslocamentos urbanos, instrumento de trabalho para os serviços de entrega ou lazer.
• • • • •
Audi Q3 ganha versão inédita Performance Black Plus
A Audi anuncia a versão Performance Black Plus para a família Q3, modelo montado na fábrica em São José dos Pinhais (PR). A nova versão topo de linha já está disponível nas configurações SUV, com preço a partir de R$ 358.990,00, e Sportback, com preço a partir de R$ 378.990,00.
Além da nova versão Performance Black Plus, a família Q3 é composta, na carroceria SUV, pelas versões Q3 Prestige 2.0 TFSI Tiptronic quattro, com preço a partir de R$ 297.990,00 e Q3 Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro, com preço a partir de R$ 329.990,00. Já na carroceria Sportback, na versão Q3 Sportback Performance 2.0 TFSI Tiptronic quattro o preço é a partir de R$ 349.990,00.
• • • • •
Brasilux anuncia Felipe Blanco como gerente de Marketing
Felipe Blanco foi anunciado pela Brasilux como novo gerente de Marketing. Com uma década de experiência em marketing e comunicação 360º, o executivo é graduado em Administração pela UNESP de Araraquara e possui pós-graduação em Gestão e Marketing pela Faculdade de Negócios Trevisan. Além disso, ele atua como professor e colunista na área de marketing.
“Estou ansioso para dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela equipe de marketing e comunicação da Brasilux nos últimos anos”, explica Felipe Blanco, que chega com a missão de expandir o reconhecimento, respeito e admiração pela Brasilux no mercado.
• • • • •
Instituto Renault aproxima jovens do mercado de trabalho
O Instituto Renault criou o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação realizado em parceria com a Prefeitura da cidade paranaense de São José dos Pinhais (PR) em cinco anos, 395 jovens foram formados, dos quais 57% já estão no mercado de trabalho.
“O Geração Futuro Jovens Talentos é um programa muito importante dentro do eixo de inclusão do Instituto Renault. Temos muito orgulho em ver que cada vez mais jovens estão tendo acesso ao emprego e renda, por meio da educação”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
• • • • •
BMW Group investe para ter mais carregadores na América Latina
O BMW Group anunciou um investimento de 724 mil euros, cerca de R$ 4,4 milhões, com o objetivo de fortalecer a rede de carga pública para veículos eletrificados na América Latina, distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru.
“Para o BMW Group, o futuro é elétrico, digital e circular; é por isso que estamos comprometidos em reforçar e impulsionar essa estratégia na região. Todo modelo BMW e MINI vendido na América Latina é acompanhado de um carregador pessoal ou corporativo, e já somamos mais de 65 mil pontos de carga na casa ou no escritório de nossos clientes”, comentou Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.
• • • • •
Ford anuncia ampliação das instalações na Bahia
A Ford vai ampliar as instalações do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no SENAI CIMATEC Park, em Camaçari, na Bahia, com a construção de um novo prédio dedicado à área de engenharia.
“Essa ampliação reforça o compromisso da Ford em continuar investindo nos talentos brasileiros e nos posiciona como um dos centros de desenvolvimento da Ford mais competentes no mundo. A parceria junto ao SENAI CIMATEC na Bahia é fundamental para esse crescimento, permitindo uma formação de alta qualificação em um ambiente de tecnologia e inovação”, diz Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
• • • • •
Kawasaki realiza demonstração de motocicleta com combustão interna de hidrogênio
A Kawasaki Motors, integrante do Grupo Kawasaki Heavy Industries, realizou a demonstração pública de uma moto com motor a combustão interna de hidrogênio no Circuito de Suzuka na cidade de Suzuka, província de Mie, Japão.
O modelo foi projetado e construído como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023, com testes começando este ano e está equipada com um motor a hidrogênio baseado no motor In-Line Four Supercharged de 998 cm³ da Kawasaki Ninja H2, com modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros.
• • • • •
Mercedes-Benz O 500 se destacam como soluções eficientes de ônibus articulado
A Mercedes-Benz oferece no segmento de ônibus urbanos soluções para sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas envolvem dois modelos de chassis de ônibus com Piso Baixo para grande volume de passageiros: O articulado 500 UA 2938 6x2 e o super articulado O 500 UDA 3738 8x2.
Estes dois veículos oferecem total acessibilidade em nível baixo da via, tanto à direita junto à calçada, quanto à esquerda nos pontos centrais das avenidas e são equipados com o motor OM 460 LA de 381 cavalos de potência a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm.
• • • • •