Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Novembro de 2024



Veículos Domingo, 08 de Setembro de 2024, 15:47 - A | A

Domingo, 08 de Setembro de 2024, 15h:47 - A | A

Coluna Veículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Por Sérgio Dias

Da coluna Veículos
Artigo de responsabilidade do autor

Modelo disputa espaço com as picapes Hilux, Ranger, S10, L200 Triton, Frontier e Amarok

Sérgio Dias

ColunaVeículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Certamente o sucesso das picapes Strada e Toro no mercado brasileiro fez a Fiat decidir pela venda da Titano por aqui, modelo que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana e que tem o desafio de ser protagonista em um segmento dominado há alguns anos por modelos já tradicionais.

No acumulado do ano até o mês de agosto, e considerando que a Fiat Titano foi apresentada no Brasil na segunda quinzena de março, a picape avaliada por nós teve 2,4 mil unidades emplacadas, sendo, portanto, a que tem o menor volume do segmento.

Lidera o segmento a Toyota Hilux, com 31,7 mil, seguida por Ford Ranger (18,2 mil), Chevrolet S10 (16,6 mil), Mitsubishi L200 Triton (7,5 mil), Nissan Frontier (7 mil) e Volkswagen Amarok (3,6 mil). Como se vê, o desafio da Fiat Titano não é pequeno.

Sérgio Dias

ColunaVeículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Para competir com as fortes Hilux, Ranger, S10, L200 Triton, Frontier e Amarok, a Fiat foi buscar um nome inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. O nome Titano ainda tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade.

A picape é oferecida nas de entrada Endurance, intermediária Volcano, e a topo Ranch. Projeto global da Stellantis, dona de algumas marcas, entre elas a Fiat, a Titano tem na sua origem a picape Peugeot Landtrek, que é comercializada no Chile, por exemplo.

Para o Brasil o modelo recebeu novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas para garantir conforto sem perda da capacidade off-road, além de maior distância do solo e aderência.

Todas as versões são equipadas com o motor 2.2l Turbodiesel de 180 cavalos de potência, com 40,8 kgfm nas versões Volcano e Ranch, equipadas com câmbio automático de seis velocidades e 37,7 kgfm na versão Endurance, equipada com câmbio manual de seis velocidades.

Para otimizar a tração em qualquer condição de aderência e carga, é possível selecionar três modos de tração: 2H (2 High Speed) em que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) que é utilizada quando o veículo está em terrenos desafiadores e 4H (4 Low Speed) ideal para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road.

Sérgio Dias

ColunaVeículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

A Fiat Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais), 3.180 mm de distância entre eixos e o maior volume de caçamba da categoria com 1.314 litros. Ainda possui 235 mm de distância do solo, 29° de ângulo de entrada e 27° de ângulo de saída.

A Titano também conta com rodas de liga-leve de até 18”, que além de darem um ar mais robusto à picape, também possuem grande funcionalidade na utilização off-road e ao carregar cargas mais pesadas.

No design a Fiat Titano tem a frente composta pela nova grade, que antecipa a linguagem de design da marca e a nova interpretação da Fiat Flag. A assinatura dos faróis DRL LED e o skidplate completam o visual frontal do modelo. Externamente, o conjunto de maçanetas e retrovisores cromados, de gosto um pouco duvidoso.

Por dentro a Fiat Titano oferece 27 litros de porta-objetos, divididos de forma inteligente para facilitar o dia-dia do motorista e passageiros com espaços para armazenamento até abaixo dos bancos. Também há ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros, que podem ser usados para pendurar bolsas ou mochilas de até 4 quilos, que evitam que o objeto caia durante a condução.

Sérgio Dias

ColunaVeículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

O painel conta com cluster com tela digital colorida 4.2” e central multimidia de 10”, voltados para o motorista, o que garante ainda mais praticidade no uso e funcionalidade. Além disso, ainda é possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos através das duas entradas USB acessíveis diretamente no console central. O volante multifuncional é em couro e traz o Fiat Script.

Os bancos são de couro com costuras e os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico, inclusive para o passageiro, garantindo um conforto extra. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100 quilos atrás da segunda fileira de bancos.

A Fiat Titano vem bem equipada em relação à tecnologia trazendo tudo que o cliente precisa, como a central multimídia de 10” que pode ser personalizada e navegação embarcada TomTom, que facilita o acesso as várias configurações do carro, além de contar com Apple Carplay e Android Auto, para conexão com o celular.

Conta ainda com ar-condicionado digital dual zone e keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão). Além disso, traz também alerta de posição do volante, que avisa e orienta o motorista para alinhar a direção antes de sair com o carro, útil para evitar pequenas colisões ao sair de vagas.

A câmera 360° off-road, além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno.

Em relação à segurança, a Titano conta com seis airbags, sete alças de segurança e recursos que auxiliam para uma direção mais segura. Além disso, a picape traz alerta de saída de faixa, que, por meio de uma câmera, reconhece linhas contínuas ou descontínuas, analisa a imagem e aciona um alerta visual e sonoro em caso de desvio de direção.

Sérgio Dias

ColunaVeículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Outra funcionalidade é o "Hill Descent Control" (HDC), assistente para descidas que permite um controle perfeito e seguro da Titano e da sua trajetória em declives acentuados. O sistema permite a descida do veículo em baixa velocidade, proporcionando mais controle e segurança.

A Nova Fiat Titano conta também com detector de pressão dos pneus (TPMS). O recurso garante que o motorista seja informado continuamente em caso de perda de pressão em um ou mais pneus diretamente na tela da picape, além de avisar sobre um possível furo antes que o pneu esvazie totalmente. Esta é uma vantagem em termos de segurança fora de estrada e ajuda a manter a pressão ideal para controlar o consumo de combustível.

Para completar, a Titano é equipada com ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução, assistente de partida em rampa (hill start assist), controle de tração e o Trailer Swing Control, que traz estabilidade para o reboque. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

A nova picape da Fiat está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente e é possível conferir um vídeo com a picape nesse link https://youtu.be/tSf8Jtg6gVQ.

Sérgio Dias

ColunaVeículos

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

• • • • •

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

• • • • •

Foton inicia venda do Aumark S 315 MT no Brasil

A Foton inicia em setembro no Brasil as vendas do caminhão semileve Aumark S 315 MT, importado da China, com Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 quilos e preparado para atender pequenas, médias e grandes empresas que realizam operações logísticas tanto em áreas urbanas como através de rodovias.

O Foton Aumark S 315 MT é equipado com motor Cummins 2.5, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 400 Nm, combinado com uma transmissão manual de cinco marchas da alemã ZF. O Aumark S 315 MT custará a partir de R$ 240 mil, o que o posiciona como uma opção competitiva e acessível no segmento de caminhões semileves.

• • • • •

Mercedes-Benz revela o off-road Atego 3133 6x4

Para cobrir segmentos que antes eram atendidos pelo caminhão Axor, a Mercedes-Benz apresentou o Atego 3133 6x4, projetado para versões plataforma, basculante e betoneira para construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

“O Atego 3133 6x4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs. Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”, explica Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

• • • • •

Librelato chega a 43 pontos de vendas no Brasil

A Librelato alcançou a marca de 43 pontos de vendas de implementos rodoviários no País com a nova concessionária Rotabraz. Localizada em Cascavel, a unidade abrange ao todo 79 cidades do Paraná, aumentando a presença da implementadora.

“Nosso foco é entregar soluções de alto nível para os clientes e atender plenamente às demandas dos transportadores na região, mantendo a excelência e qualidade que já são marcas da Librelato”, diz Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato.

• • • • •

New Holland apresenta melhorias na tecnologia digital

A New Holland informou que a plataforma FieldOps e o recurso Connectivity Included passam a fazer parte da oferta da marca. Projetados para ajudar os clientes a terem uma experiência perfeita nas plataformas digitais e conectadas da New Holland.

"Com esses avanços em nosso ecossistema digital aberto, acrescentamos novos marcos em nossa jornada de inovação global contínua para tornar as operações diárias mais eficientes e produtivas para os agricultores. Esses projetos são projetados 100% em torno de nossos clientes e revendedores para fornecer dados e ajudá-los a aumentar a produtividade e reduzir custos”, afirmou Carlo Lambro, presidente da New Holland.

• • • • •

Mercado tem dois novos modelos de pneus para o segmento 4x4

A GT Radial, atenta ao segmento 4x4 que não para de crescer no Brasil, apresentou para o mercado de reposição os novos pneus Savero M/T Pro e o Savero A/T Pro.

No Brasil, a distribuição dos pneus GT Radial para o mercado de reposição é de responsabilidade da Magnum Tires, parceira da marca há cerca de 30 anos, presente em todo o território nacional com 60 unidades próprias e três grandes centros de distribuição.

• • • • •

Citroën apresenta versão inédita do C3

A Citroën apresentou o C3 YOU!, versão inédita que acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e tem preço a partir de R$ 95.990,00. O modelo topo de linha estreia o motor Turbo 200 de até 130 cavalos de potência com a transmissão CVT de sete marchas e três modos de condução.

“O lançamento do Novo Citroën C3 YOU! reforça a acessibilidade, que é um dos pilares da marca, com ainda mais desempenho. Além disso, ele reúne, em um só conjunto, muita performance, eficiência, espaço interno e toda a versatilidade do único hatch com atitude SUV do mercado”, afirma Felipe Daemon, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.

• • • • •

Volkswagen apresenta linha Amarok V6 2025 com atualizações

A Volkswagen apresentou para o mercado brasileiro a linha Amarok V6 2025 com atualizações para tentar melhorar suas vendas, afinal no acumulado do ano até o mês de agosto a picape da fabricante alemã só vendeu mais que a recém-lançada Fiat Titano, perdendo para as Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Chevrolet S10, Ford Ranger e a líder Toyota Hilux.

A difícil missão cabe às Comfortline, Highline e Extreme, todas cabines duplas e equipadas com o motor 3.0 V6 com 258 cavalos de potência – com a função overboost pode entregar até 272 cavalos de potência. Com transmissão automática de oito velocidades a picape acelera de 0 a 100 km/h em oito segundos.

• • • • •

Ford revela linha Territory 2025

A Ford revelou e iniciou as vendas do Territory 2025, SUV médio que recentemente passou por uma renovação e chega com preço a partir de R$ 212 mil na versão única Titanium.

Seu motor 1.5 EcoBoost com 169 cavalos de potência tem um desempenho refinado e silencioso, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem banhada a óleo de sete velocidades. Ele é o único da categoria com quatro modos de condução, Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo, que ajustam o veículo automaticamente a diferentes condições de rodagem.

• • • • •

Porsche revela o exclusivo 911 Turbo 50 Years

A Porsche apresentou o 911 Turbo 50 Years para comemorar o 50º aniversário do 911 Turbo, combinando desempenho excepcional e os melhores materiais com elementos de design exclusivos.

O Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado no 911 Turbo S que está em produção desde 2019. Seu motor boxer biturbo de 3,7 litros com geometria variável das turbinas (VTG) entrega 650 cavalos de potência e 800 Nm de torque.

• • • • •

SVD Transportes acelera exportação brasileira de caminhões

A SVD Transportes é uma empresa especializada no transporte de caminhões zero quilômetro e atua na logística de veículos desde os pátios das montadoras até concessionárias em todo o País, bem como para os portos de exportação, além de transporte terrestre para Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

“Nossos clientes sabem que seus produtos chegarão com segurança, no prazo combinado e com todos os trâmites burocráticos resolvidos, sem nenhuma intercorrência que possa travar o processo”, comenta Roberto Trindade, CEO da SVD.

 

• • • • •

Sérgio Dias é um jornalista nascido em Pernambuco e baseado atualmente em São Paulo. Foi premiado como Jornalista #TopFour dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva em 2023 e Jornalista Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva em 2022, 2021 e 2020 promovidos pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva e Jornalista Destaque Prêmio Especialistas Automotivo 2018 promovido pelo Negócios da Comunicação

Álbum de fotos

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Sérgio Dias

Fiat Titano e o desafio para ser protagonista

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS