Modelo é oferecido na versão Allspace R-line, equipada motor de 186 cavalos de potência
Há quase um ano a Volkswagen voltava a comercializar no mercado brasileiro o Tiguan, após uma ausência de dois anos. Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o SUV durante a última semana, que é oferecido por aqui na versão Allspace R-line com sete lugares e preço a partir de R$ 284.590,00.
Maior mais caro SUV da Volkswagen no mercado brasileiro, o Tiguan Allspace R-line é o topo de linha dos modelos da marca nesse segmento. Temos, por ordem de porte e preço, o Nivus, depois o T-Cross e por último o Taos, até chegar no Tiguan.
Suas vendas até o mês de julho estão em 2,1 mil unidades emplacadas. Número menor que o vendido por Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory, mas a frente de Chevrolet Equinox, Toyota RAV4 e Ford Bronco.
O Volkswagen Tiguan Allspace R-Line é equipado com motor 300 TSI apenas a gasolina que, com uma transmissão automática de oito velocidades, entrega uma potência de 186 cavalos.
No design, a dianteira recebe linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50.
De série, o carro já conta com itens que são conhecidos de toda a linha Volkswagen: controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
Um grande destaque do Volkswagen Tiguan Allspace R-Line é o Travel Assist. Trata-se de um sistema semiautônomo de nível 2. A função é uma combinação dos sistemas de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.
Ainda na lista de segurança ativa, o SUV está equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de tráfego cruzado, em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda conta com sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.
Mais sobre a versão R-Line
R-Line é a nomenclatura tradicional da Volkswagen para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia.
Os itens de conforto, tecnologia e segurança tomam conta da cabine. Os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. E ainda recebem o emblema “R” no encosto. O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete, completando os materiais premium do habitáculo.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro, além do bom espaço para as pernas. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.
Para encontrar a configuração perfeita para a sua garagem, o SUV conta com teto solar panorâmico como opcional e cinco cores na paleta: a sólida Branco Puro; as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic.
• • • • •
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
• • • • •
ZF Aftermarket otimiza logística com nova tecnologia
A ZF Aftermarket iniciou a instalação de uma nova esteira seletora, 100% automatizada, em seu Centro de Distribuição instalado na cidade paulista de Itu a fim de proporcionar mais agilidade nas entregas ao setor de reposição no Brasil.
O equipamento, também chamado de “sorter”, é utilizado para classificar e separar produtos com base em critérios específicos, como destino, rota ou pedidos de clientes. A função principal da nova esteira seletora é agilizar e otimizar o fluxo de peças, garantindo que os produtos certos sejam direcionados para os destinos corretos de maneira mais eficiente e 30% mais rápida.
• • • • •
Jeep apresenta a picape Gladiator Rubicon 2025
A Jeep apresentou a linha 2025 da picape Gladiator, disponível para o mercado brasileiro apenas na configuração Rubicon – no mercado estadunidense são oferecidas oito versões. Com preço a partir de R$ 499.990,00, o modelo quer manter a marca como referência em aventuras e sensações inéditas àqueles que possuem um espírito explorador.
A motorização do Jeep Gladiator conta com um motor 3.6L V6 a gasolina, capaz de gerar 284 cavalos de potência com 347 Nm de torque. Esse conjunto trabalha associado a um câmbio automático de oito velocidades da fabricante alemã ZF.
• • • • •
Pessoas com síndrome de Down podem ter habilitação?
A Localiza&Co acaba de lançar o site https://cloud.e.localiza.com/down-the-road-fase2, que oferece orientações detalhadas para pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais que desejam obter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
“Desde o início do projeto, entendemos que o conhecimento adquirido precisava ser amplamente compartilhado, pois na Localiza, cuidamos genuinamente um dos outros e geramos valor com visão de longo prazo para a sociedade. O site é uma maneira de tornar essa informação acessível às pessoas com Síndrome de Down que tenham o sonho de obter a CNH”, afirma Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.
• • • • •
Vendas da OMODA & JAECOO no Brasil só em 2025
OMODA & JAECOO tinha previsão de abrir concessionárias pelo Brasil ainda em 2024, mas após uma mudança de rota a marca chinesa anunciou detalhes da estratégia para início de operação no País e desdobramentos sobre o seu plano de negócio nos próximos três anos.
“O Brasil sempre foi considerado um dos mercados estratégicos globais mais importantes pela OMODA & JAECOO. Servimos o propósito de entregar produtos e soluções inteligentes aos consumidores. Nos baseamos no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e sustentáveis, apelos que se conectam à demanda que enxergamos neste imenso território, que é o Brasil”, declara Mr. Shawn Xu, CEO Global da OMODA & JAECOO.
• • • • •
Marcopolo tem novo ônibus para fretamento e turismo
A Marcopolo lança no mercado brasileiro o ônibus Viaggio 1050 da Geração 8, que chega para complementar a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.
O modelo Viaggio G8 1050 tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, com comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança.
• • • • •
TRW amplia produção de fluido para freio Varga
A TRW ampliou a produção do fluido para freio Varga com uma nova linha de envase que iniciou suas operações no final do primeiro semestre de 2024 e que está em processo gradual de aumento, com objetivo de estar operando com 100% de sua capacidade até o final deste ano.
“Além disso, conseguimos diversificar e alcançar maior flexibilidade na oferta de diferentes frascos do produto para o mercado nacional e de exportação, além de ampliar a disponibilidade de fluido para freio TRW Varga”, diz Bruno Silva, Gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket América do Sul, empresa dona da marca TRW.
• • • • •
Bajaj Dominar 250 chega com preço a partir de R$ 22.500,00
A Bajaj apresenta a Naked Dominar 250, motocicleta fabricada na nova planta da marca em Manaus que chega para conquistar espaço em um segmento bastante disputado no mercado brasileiro.
“Com o início das operações da nossa fábrica e a expansão da rede de concessionárias em ritmo acelerado, agora direcionamos o nosso foco para o fortalecimento da linha de produtos disponíveis no Brasil, pensando sempre no cliente em todo o Brasil. Como já faz parte da nossa estratégia de atuação, a Dominar 250 entrega design moderno, qualidade e um pacote de equipamentos superior às concorrentes da mesma categoria, representando um excelente custo-benefício para os motociclistas brasileiros”, diz Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj Brasil.
• • • • •
Grupo Disal bate recorde de vendas em créditos de consórcio
A Disal Consórcio bateu o recorde de vendas em créditos de consórcio. No primeiro semestre de 2024, a empresa apresentou um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado com a marca de R$ 2,4 bilhões.
“Nesse primeiro semestre, superamos nossas metas por uma razão: nosso foco não está em vender mais, mas em vender melhor. Reduzimos os cancelamentos, melhoramos a experiencia do cliente através de nossas plataformas digitais e vamos investir fortemente para entregar veículos e, através das entregas bem-sucedidas, fazer mais vendas”, destaca Fabio Augusto de Souza, CEO do Grupo Disal.
• • • • •
GWM lança o “Programa PCD” para o ORA 03
A GWM Brasil lança seu “Programa PCD”, que oferece condições exclusivas para pessoas com deficiência. Inicialmente disponível para a linha ORA 03, o benefício é a isenção de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, além de uma condição especial com bônus de até R$ 19.000,00, proporcionando dessa maneira preços a partir de R$ 129.600,00.
“Com o Programa PCD, a GWM busca facilitar o acesso aos seus veículos para pessoas com alguma limitação de mobilidade, oferecendo modelos que garantem tecnologia, modernidade e segurança aos condutores e passageiros”, ressalta Alexandre Oliveira, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil.
• • • • •
25 milhões de pessoas no Brasil precisam usar óculos para dirigir
Levantamento feito pelo SNT – Sistema Nacional de Trânsito e avaliado pelo CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostrou que mais de 25 milhões de pessoas têm suas carteiras de habilitação com a observação do uso obrigatório de óculos de grau ou lentes de contato. Há 10 anos esse número era 44% menor, representando 14 milhões de brasileiros.
Especialistas afirmam que essa mudança de cenário se dá principalmente por alguns fatores: o envelhecimento da população, o aumento de doenças oculares com diagnóstico tardio e o uso excessivo de telas. “Podemos dizer também que, de alguma forma, a pandemia impactou esse cenário. Quanto mais tempo as pessoas passavam dentro de casa, mais elas usavam os celulares, tablets e computadores para se entreterem”, explica Celso Cunha, médico oftalmologista e consultor da Hoya Vision Care.
• • • • •