Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 18 de Julho de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 18 de Julho de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Viagens

Com aumento de voos para a Bahia na temporada de férias, saiba o que visitar em Salvador

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Capital baiana é referência em turismo seguro no Brasil

iStock

ColunaMarcoEusébio

Com a flexibilização da circulação no país, companhias aéreas disponibilizam maior frequência de voos para a Bahia, com destaque para a cidade de Salvador. A capital do estado sempre foi um destino muito querido pelos turistas por ser repleta de história, cultura, gastronomia e belas paisagens. Na pandemia, ganhou ainda mais notoriedade ao ser a primeira a receber o selo de turismo seguro, reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Aproveitando que já é possível visitar espaços de lazer e começar a matar a saudade da cidade, conheça algumas opções de passeio para você visitar.

Farol de Itapuã
Com 21 metros de altura, marcado pelas faixas horizontais brancas e vermelhas adotadas em 1950, o Farol de Itapuã é um forte atrativo turístico de Salvador. Instalado em uma região de águas calmas e quentes, quem visita o local, além de garantir belas fotos ao lado do monumento, ainda pode aproveitar para tomar um banho de mar ou relaxar ao longo da extensa faixa de areia da Praia de Itapuã.

Farol da Barra
Situado no Forte Santo Antônio da Barra, o farol foi eternizado na canção homônima dos Novos Baianos, na década de 1970. Hoje, ele abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico que ajuda a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol. Localizado ao lado da praia de mesmo nome, é um excelente ponto para contemplar o pôr do sol e a vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.

Dique do Tororó
O Dique do Tororó é um manancial natural construído no século 17. As oito grandes esculturas de orixás que flutuam sobre o espelho d’água, assinadas pelo artista plástico Tati Moreno, conferiram ao Dique uma beleza especial e o título de cartão-postal de Salvador. O espaço é bastante procurado por quem viaja com crianças ou aqueles que gostam de aproveitar a viagem para fazer atividades ao ar livre, como corridas, pesca e remo.

Igreja do Senhor do Bonfim
A Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, é uma das igrejas mais famosas de Salvador, em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pela lavagem das escadarias do templo feita pelas baianas, em uma festa que dura o dia inteiro e é animada por blocos musicais. Outro grande atrativo da igreja está logo na entrada: a cerca repleta de fitinhas amarradas por devotos e visitantes. Aliás, a fitinha é uma tradição antiga da região e é impossível ir embora de Salvador sem levar algumas delas. Segundo a tradição, a fita deve ser amarrada também ao pulso com três nós, e, a cada nó, deve ser realizado um pedido. Depois disso, é só aguardar a fitinha cair com o desgaste natural, o que pode levar muito tempo!

Pelourinho
No Pelourinho, você faz uma viagem no tempo, descendo e subindo ladeiras que cruzam o centro histórico. O bairro é tombado como Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e tem museus, praças, igrejas, pontos turísticos, além de shows e atividades culturais, que agradam visitantes do mundo inteiro.

Como andar em Salvador
A forma mais indicada para andar por Salvador durante esse período de isolamento social é de carro. Assim, é possível evitar aglomerações, além de garantir maior facilidade de locomoção. Há muitos lugares que oferecem aluguel de carros em Salvador com valores acessíveis, o que torna essa opção a mais viável, visto que o transporte público da cidade não atende aos principais pontos e as demais opções que seriam os táxis ou apps de transporte, se comparados os gastos, não são vantajosos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS