A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), colocará amanhã em funcionamento um novo sistema de embarque nos ônibus, à partir das 9 horas na Praça Ary Coelho. A iniciativa é baseada em uma experiência chilena, em que o pagamento dos R$ 2,50 será antecipado para agilizar o embarque no ônibus.
Como projeto piloto, a Assetur (Associação da Empresas Concessionárias do Transporte Coletivo) instalou uma catraca no ponto existente na rua 15 de Novembro, na Praça Ary Coelho. Por meio dela, os passageiros anteciparão o pagamento da tarifa, fazendo com que o embarque seja agilizado no momento em que os ônibus estacionarem no local.
A população aprova a iniciativa. "Vai ficar bem melhor agora. Vamos ter mais segurança pelo jeito. Eu fui assaltada ontem quando entrava no ônibus, levaram meu celular", diz Ana Cristina dos Santos, 26 anos.
De acordo com o diretor presidente da Agetran, Rudel Trindade, se a iniciativa for bem sucedida, os outros três lados da Praça Ary Coelho (ruas 14 de Julho e 13 de Maio e avenida Afonso Pena) também terão o mesmo sistema de embarque. Atualmente, 18 linhas passam pela praça, quatro delas na rua XV de Novembro: 061 (Moreninhas/Shopping); 065 (Guaicurus/centro); 080 (Gal. Osório/Aero Rancho) e 088 (Guaricurus/Shopping). João Rezende, diretor da Assetur, diz que funcionários irão auxiliar a população quanto ao uso da catraca.

Ana Cristina Santos Camargo aprova a ideia e garante que se sentirá mais segura
Foto: Deurico/Capital News
Nesta manhã, funcionários da Assetur trabalhavam na instalação da nova catraca, instalada num pequeno cercado que dará acesso ao ônibus que parar no ponto. Segundo a assessoria da entidade, dois monitores serão responsáveis pelo atendimento aos usuários do transporte coletivo. (Matéria editada às 16h para acréscimo de informações)

João Rezende, diretor da Assetur, destaca que o novo modelo irá fornecer agilidade para quem utiliza os coletivos
Foto: Deurico/Capital News