Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008, 11:53 - A | A

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008, 11h:53 - A | A

Produtors de MS se reúnem e contestam quebra de acordo pela Funai

Jefferson Gonçalves e Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul se reuniram esta manhã na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para discutir medidas que garantam o cumprimento do acordo feito com a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a suspensão das demarcações de terra no Estado. Os produtores buscam através da Famasul que o acordo firmado entre o governador Andre Pucinelli (PMDB) e o presidente da Funai, Márcio Meira, no dia 15 seja cumprido.

O produtor Cristiano Bortoloto, presidente do Sindicato Rural de Amabai, criticou a presença de antropólogos da Funai em propriedades da região. De acordo com o produtor, dois antropólogos, que seriam Rubens Tomaz de Almeida e Alexandra Barbosa da Silva, estariam alojados nas aldeias de Amambai.”Mesmo com o acordo, há dois antropólogos ainda nas propriedades fazendo os estudos para a demarcação. A Funai está realizando essas vistorias na surdina” disse o produtor. Uma das aldeias seria a Aldeia Limão Verde e a outra a Aldeia Amambai, considerada a mais populosa da região, com mais de sete mil indígenas da etnia guarani-kaiowá.

Os produtores contestam o desrespeito por parte da Funai, já que as terras que estão sendo alvo das demarcações, foram garantidas aos proprietários através de títulos. Outro problema estaria na falta de comunicação entre a Funai e os produtores onde todas as ações feitas até agora pela fundação está sendo considerada pelos produtores como um processo feito “às escuras”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS