Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 26 de Novembro de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009, 14:59 - A | A

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009, 14h:59 - A | A

Anúncio da instalação de indústria da Petrobras gerou conflito com o Planalto, diz André

Alessandro Perin - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O anúncio antecipado da instalação de uma fábrica da Petrobras em Mato Grosso do Sul acabou gerando um leve conflito com o Planalto Federal. O anúncio foi feito hoje pela manhã pelo governador André Puccinelli. “Levei uma putiada – bronca – do o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que queria fazer o anúncio junto comigo. Foi ciúmes. Um assessor me deu uma bronca e pediram para eu ficar calado”, falou.

Alguns repórteres perguntaram ao governador se isso seria um empecilho para a instalação da empresa no Estado. “Se não vier vai ser mesquinharia de tirar o que já estava decidido pelo Conselho de Administração da Petrobras”, destaca. André destacou que para ele não importa qual a cidade receberá a indústria. “Tive acesso a um estudo da Petrobras que indica até a localização. Para mim não importa se é Campo Grande, Terenos ou Água Clara, importa que fique dentro do Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O governador destacou que fez de tudo para Mato Grosso do Sul recebesse a indústria da Petrobras. “Eu dei tudo que podia dar de incentivos, eu disse que nenhum estado podia dar mais do que o meu, já para não perder. Demos total isenção. Não vamos ganhar com a arrecadação da empresa, mas com os empregos que ele vai gerar”, desabafa.
Ainda não está confirmado, mas a empresa deve ser instalada em Três Lagoas. Serão investidos mais de R$ 2 bilhões. A construção da fábrica deve ser iniciada já no ano que vem. André disse que o Brasil importa mais de 2 milhões de toneladas de nitrogenados por ano. O novo empreendimento pode produzir 1,2 milhão de toneladas/ano, o que representa cerca de 60% da necessidade brasileira.

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

   Valter Pereira diz que fábrica de fertilizantes em MS dará impulso à agricultura

   Simone afirma que MS é prioridade e que Três Lagoas “não vai brigar por fábrica da Petrobras”

   Nelsinho Trad vai ao DF tentar trazer fábrica da Petrobras

 

   Ministro da Agricultura anuncia fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas

   MS vence disputa com MT e vai receber indústria de fertilizantes

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS