Muita correria no último dia para regularizar e retirar a primeira via do título de eleitor. A Justiça Eleitoral determinou que essas movimentações podem ser feitas apenas até hoje, 5 de maio e, a partir dessa data, não será mais possível se ajustar às determinações para as eleições deste ano. Desde o dia 1º de maio, quando a Justiça Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciaram plantões para a regularização, 2,826 pessoas já haviam passado pelo Parque dos Poideres, onde fica a sede dos dois órgão, para regularizarem sua situação.
O coordenador da Central de Atendimento do Eleitor, Luz Carlos Barbosa disse que somente nesta manhã, até as 10 horas, mais de 350 pessoas já passaram pela central e a expectativa é de que o dia encerre com 4 mil atendimentos. “Como é comum o brasileiro deixar tudo para última hora acredito que hoje o movimento será intenso”, afirmou.
Coordenador da Central de Atendimento do Eleitor, Luz Carlos Barbosa, disse que a expectativa é de atender 4 mil pessoas
Foto: Deurico/Capital News
Desde janeiro, o número de pessoas que procuraram o TRE foi de 27.567, sendo que grande parte foi fazer a retirada da primeira via do título, ou a transferência do domicílio eleitoral. Entre janeiro e abril do ano passado, esse número não ultrapassou os 9 mil e conforme Barbosa, “em ano eleitoral a procura é sempre maior”. No ano de 2008, quando houve as eleições municipais em todo País, o TRE registrou 37.689 entre os meses de janeiro e maio.
Este ano, a Justiça Eleitoral disponibilizou, até o dia 30 de maio, o alistamento pela internet, ou seja, a retirada da primeira via do documento e segundo o estudante Marcos Roberto de Almeida, de 16 anos, ele sabia que poderia ter feito o título virtualmente, mas “fui preguiçoso, deixei passar e tive que vir aqui hoje, último dia para conseguir votar ainda este ano”, afirmou. Ele disse que o interesse em votar antes da idade obrigatória, que é 18 anos, surgiu da vontade de conhecer como funciona o processo eleitoral.
Roner Rosa, 18 anos, também foi um dos que procurou retirar a primeira via do título de eleitor “em cima da hora”. Ele comentou que “como bom brasileiro vim no último horário mesmo”. O interesse dele em fazer o alistamento foi a participação em um concurso público, que obriga que o candidato possua título de eleitor.
Jovens e adolescentes são os que mais procuraram o TRE-MS nesta manhã
Foto: Deurico/Capital News
Quem fatura
O vendedor ambulante Cláudio Dias da Silva aproveita a movimentação na Justiça Eleitoral para faturar. Ele montou um ponto no local desde outubro do ano passado e faz a plastificação dos títulos. Ele diz que nos últimos meses de 2009 cerca de cem pessoas passavam por sua banca para plastificar o documento, mas nos últimos dias esse número já passou dos 150 diariamente.
“Nesses últimos três dias atendi mais de 600 pessoas já”, disse. Outras quatro pessoas o ajudam a fazer a plastificação e “se colocasse mais ajudantes daria porque o movimento não para”. Ele cobra R$ 2 por cada título plastificado.
Vendedores de salgados e refrigerantes também estão “vendendo adoidado” nesses últimos dias e disseram que por conta da procura precisam trocar várias vezes os estoques para manter as vendas.
Vendedores aproveitam o movimento no TRE-MS para faturar com plastificações e venda de salgados e refrigerantes
Foto: Deurico/Capital News
Por Lucia Morel e Eduardo Penedo - Capital News