A Agencia Municipal de Transporte e Trânsito está implantando um projeto que prevê a proibição de estacionamento em avenidas da Capital. Segundo a Agetran, nos 30 dias a medida vai entrar em vigor em três pontos da cidade. Na avenida Afonso Pena, em frente ao shopping, a sinalização já foi implantada. Placas e faixas indicam ser proibido estacionar nos dois lados da via.
Desde a Avenida Paulo Coelho (antiga Furnas) até o viaduto de acesso à Ceará, e no trecho da Afonso Pena entre as ruas 14 de Julho e Avenida Calógeras, também será restringido o estacionamento. A idéia do projeto é criar corredores para os ônibus, segundo o presidente da Agetran, Rudel Trindade, que destaca o crescimento do número de passageiros do transporte coletivo.
Atualmente, 329 mil veiculos circulam no trânsito da Capital. A média é de praticamente um para cada três habitantes. Dentro do projeto restritivo se inclui a Avenida Ceará, que perderá áreas de estacionamento em praticamente todo seu percurso, que não tem muitos estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Agetran, num primeiro momento a fiscalização será para orientar os motoristas. Após, quem estacionar nos trechos proibidos será multado em R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira e ter o veículo guinchado.