Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 20 de Julho de 2011, 14:43 - A | A

Quarta-feira, 20 de Julho de 2011, 14h:43 - A | A

ALL realiza campanha de segurança em 21 municípios em cinco Estados

Da Redação (GH)

Nesta quinta-feira (21), às 9 horas, 21 municípios serão contemplados por um mutirão de campanhas de segurança de passagem de nível da América Latina logística (ALL). A ação será realizada simultaneamente no Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Paraná – Curitiba, Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa e Sarandi e Cambé, Santa Catarina – Mafra e Lages, Rio Grande do Sul – Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Bagé, Cacequi, Roca Sales e Vacaria e em São Paulo – Rincão, Santos, Rio Claro, Bauru e Sumaré. Em Campo Grande, a ação acontece na Br 262, KM 365, no Bairro Indubrasil.

As campanhas de segurança na linha férrea têm o objetivo de orientar motoristas, pedestres e ciclistas sobre os riscos de transpor a ferrovia sem Parar, Olhar e Escutar e minimizar os acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens nas passagens de nível do município. A ação é realizada por colaboradores da ALL, empresa que administra a linha férrea da região, que se mobilizam voluntariamente para lembrar a população que um carro médio é cerca de 1.000 vezes mais leve que um trem. Por isso, existe a necessidade de atenção ao sinal sonoro, pois este é o alerta de que o trem se aproxima. Outra orientação importante é nunca estacionar próximo à linha férrea, respeitar os limites de velocidade, lembrando que a paciência pode salvar vidas. O grupo distribuirá aos motoristas material informativo sobre os riscos de não obedecer a sinalização.

A campanha de segurança é realizada em parceria com o Batalhão de Trânsito de cada município, que auxilia os motoristas a pararem em uma “Blitz” para serem informados sobre os riscos da imprudência na linha férrea.

As campanhas de conscientização em passagens de nível são realizadas pela companhia há dez anos e já atingiram mais de 1 milhão de pessoas. Em 2010, foram realizadas 180 campanhas de PN, 102 campanhas contra o Surf Ferroviário e mais de 460 palestras de segurança nas escolas no entorno da linha férrea. Para Patrícia Cobra, Coordenadora de Responsabilidade Corporativa: “A expectativa do Instituto ALL para 2011 é ampliar o número de campanhas realizadas com foco na conscientização da segurança na linha férrea”.

Lei de Trânsito - De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira. A multa para esta infração é de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS