Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Janeiro de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014, 15:27 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014, 15h:27 - A | A

América Latina Logística investe em transporte de biodiesel

Mayara Bueno - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

Parceria entre a América Latina Logística, empresa que fornece serviços de logística na América do Sul, a BsBios Energia Renovável, produtora de biodiesel e a BR Distribuidora resultou em um investimento de R$ 1,3 milhão. O valor foi destinado ao primeiro embarque de biodiesel por meio ferroviário, saindo direto da usina produtora da BsBios, em Passo Fundo (RS).

Com a parceria das empresas a carga da usina sairá da ferrovia e seguirá direto para refinaria da BR, localizada em Araucária (PR). Antes da união, o transporte era feito via rodovia, o que causava uma série de desgastes. “O novo acesso, além de aumentar a capacidade de transporte, proporciona redução de caminhões e a diminuição de gases poluentes para o meio ambiente”, argumentou o responsável pelo transporte de Biodiesel da ALL, Thiago Guerra. Ainda de acordo com Guerra, três trens nos trilhos equivalem a 200 caminhões a menos nas estradas e pátios de triagem.

O primeiro carregamento em caráter experimental já foi realizado em dezembro de 2013. No teste foram carregados 10 vagões de Biodiesel, o que representa 550 m³ do combustível. Em janeiro deste ano o volume aumentou para três mil m³ do combustível e a previsão é de que em fevereiro a carga se repita em volume e cresça ainda mais durante os próximos meses.
América Latina Logística

Criada em 1997, a América Latina Logística tem a concessão da ferrovia de Mato Grosso do Sul desde 2006. Mais de dez cidades e alguns distritos recebem a linha férrea. As cidades são: Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Terenos, Miranda, Bodoquena, Corumbá, Chapadão do Sul, Inocência e Aparecida do Taboado.

Além disso, a empresa, em conjunto com a companhia Vale, chegou ao recorde de 60 mil toneladas transportadas no Porto de Ladário e 300 mil no Porto Esperança, em Corumbá (MS).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS