Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 10 de Março de 2008, 18:35 - A | A

Segunda-feira, 10 de Março de 2008, 18h:35 - A | A

Ananias e Aécio Neves estarão na abertura da Expo-MS Industrial

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), confirmaram presença na cerimônia de abertura da Expo-MS Industrial, programada para as 19 horas do dia 27 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado nos altos da Avenida Mato Grosso, em Campo Grande.

A Feira, que será realizada pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) no âmbito da marca Indústria Ativa de 27 a 31 de maio, terá como foco principal o fechamento de negócios, contribuindo com a divulgação e valorização da produção local para evidenciar todo o potencial, qualidade e diversidade do Estado para os mercados interno, nacional e internacional.

Para o assessor da Presidência da Fiems, Michael Gorski, a presença de duas autoridades de renome nacional só engrandece a Expo-MS Industrial. “Isso demonstra a força que a indústria está tendo em Mato Grosso do Sul. O setor industrial passa por um novo cenário de crescimento e fortalecimento, vindo para consagrar o nosso momento de evolução”, avalia.

Palestrantes de luxo

Além de participarem da cerimônia de abertura, Patrus Ananias e Aécio Neves vão ministrar palestras para o empresariado que prestigiará a Expo-MS Industrial. O governador de Minas Gerais falará sobre a PPP (Parceria Público-Privada), enquanto o ministro abordará as políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento social.

Aécio Neves foi o primeiro governador do País a lançar uma PPP para o setor rodoviário - as obras de recuperação e manutenção da MG-050, a rodovia de maior importância logística para Minas Gerais. A PPP é um modelo de gestão no qual o setor público e a iniciativa privada realizam investimentos em parceria.

O governo mineiro também fechou, por meio de PPP, o Programa de Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicação de Minas Gerais (Minas Comunica), além de outros projetos de serviços públicos e de infra-estrutura do Estado. A iniciativa de Aércio Neves acabou consolidando, em Minas Gerais, um ambiente propício para a adoção de parcerias com o setor privado, fomentando e viabilizando a contratação de serviços e atividades de interesse público nos setores de infra-estrutura econômica e social.

Patrus

Já Patrus Ananias abordará a implantação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um novo paradigma para o planejamento das políticas públicas que possibilita a discussão em torno de um plano de desenvolvimento integral e integrado, abrangendo suas diversas dimensões: econômicas, sociais, culturais, ambientais. Segundo ele, a proposta de aliar essas diversas dimensões rompe com a falácia economicista de que o crescimento, por si só, promove a inclusão social, ressaltando a importância da justiça social como alavanca para o desenvolvimento.

O ministro destaca que, como resultado da geração de empregos, da recuperação do poder de compra do salário mínimo e dos programas de transferência de renda, o número de pessoas em situação de pobreza e o grau de desigualdade na distribuição de renda no Brasil têm diminuído significativamente a cada ano desde 2003.

De acordo com o ministro, o desenvolvimento social só será alcançado, efetivamente, a partir da integração de todas as suas dimensões. Patrus Ananias destaca que esse desenvolvimento envolve estratégias que articulem políticas de educação, saúde, reforma agrária, moradia, transporte coletivo para massas, geração de trabalho e renda, economia solidária, assistência social, segurança alimentar e nutricional, transferência de renda, estímulo à agricultura familiar, saneamento e cultura.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS