O governador André Puccinelli (PMDB) aproveitará a viagem a Brasília nesta sexta-feira (25) para confirmar a vinda do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinold Stephanes, ao Showtec, maior evento sul-mato-grossense de tecnologia voltada ao agronegócio.
A edição de 2008 do Showtec acontece nos de 13 a 15 de fevereiro, em Maracaju, e, na avaliação do governador, é uma importante vitrine para Mato Grosso do Sul. “De todos os estados, precisamos ser os indutores neste segmento, precisamos estar na ponta”, ele destacou hoje, durante o pré-lançamento da feira de tecnologia.
Stephanes foi convidado pela Fundação MS, organizadora do evento, e mostrou disposição em estar presente. André quer garantir a participação do ministro, como forma de exibir a produção tecnológica voltada para o setor agrário do estado e atrair os olhos de setores nacionais para o Showtec. “Precisamos nos dar a conhecer, vou reiterar o convite”, informou, garantindo empenho para o sucesso do evento.
Cerca de nove mil pessoas, especialmente produtores, são esperados para o 11º Showtec. Contando que ficou impressionado desde a primeira vez em que participou das exibições, o governador disse que espera que as novas tecnologias tragam conhecimento para aplicar na área rural, gerar aumento de produção, ganho para o produtor, tributos para o Estado e conseqüente desenvolvimento para toda a sociedade.
Desde 2007, o governo estadual apóia o evento tecnológico, parceria que André se comprometeu a fortalecer gradativamente nas próximas edições.
“As novas tecnologias são importantes para contemplar as peculiaridades e as sazonalidades das regiões e aumentar a produção. Produzindo mais, o produtor tem lucro, o estado arrecada e isso se reverte na retomada dos investimentos em infra-estrutura”, afirmou André.
A Famasul, principal entidade que congrega lideranças da agricultura e da pecuária, acredita que a participação do governo estadual na realização do Showtec faz com que a competitividade seja discutida “também fora das porteiras”, conforme o vice-presidente da entidade, Eduardo Riedel.
Maurílio Azambuja, prefeito da Maracaju, sede da Fundação MS e de todas as edições do Showtec, considera que as novas tecnologias estão ajudando no crescimento sustentável do município. Além das duas lideranças, participaram do pré-lançamento do evento diversos representantes de entidades rurais da Capital e do interior, a secretária Tereza Cristina Correa da Costa Dias (Produção), o deputado Márcio Fernandes (presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa), o superintendente federal de agricultura em MS, Orlando Baez, e técnicos dos setores ligados à Seprotur.