Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Cotidiano Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 12:58 - A | A

Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 12h:58 - A | A

Centro de Operações de Segurança Integrado

Após tragédias em escolas, Riedel visita Centro de Monitoramento

No MS, estudantes de 245 escolas são monitorados por câmeras

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/ Portal MS

Riedel

O Centro conta com 10 salas e 240 funcionários

O governador Eduardo Riedel, esteve no Centro de Monitoramento Escolar ontem (30), após a repercussão de tragédias envolvendo segurança de alunos ocorridas no decorrer desta semana. Um caso em São Paulo que resultou em um professor morto e cinco alunos feridos e o outro na cidade de Corumbá que acabou com uma aluna esfaqueada. Diante disso, Riedel verificou de perto, como estudantes de 245 escolas do Estado são monitorados por câmeras de segurança em tempo por intermédio do COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado).

 

“Viemos visitar hoje o centro de monitoramento das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Uma operação moderna, extremamente digital, onde estamos concluindo neste mês de abril 298 escolas neste sistema, das 348 que o Estado tem. Maneira da gente monitorar todas estas unidades. O tempo de respostas das equipes de 5 minutos até a escola. Estamos buscando um ambiente cada vez mais seguro aos nossos alunos e professores”, disse o governador.

 

O Centro conta com 10 salas e 240 funcionários. Ela funciona 24 horas por dia. O monitoramento das escolas é feito em quatro turnos de funcionários. Ainda dispõe de uma sala de tecnologia que cuida das condições das câmeras, identificando defeitos ou mau funcionamento dos aparelhos.

Governador confere como funciona o monitoramento das escolas

 

Cada escola que já faz parte do monitoramento tem de 2 a 8 câmeras, de acordo com o tamanho da unidade. No local ainda tem o controle de acesso (fechadura eletrônica) e sistema de alarme. O diretor de cada unidade tem acesso às suas imagens e pode acionar a Central pelo aplicativo.  A maior parte das ocorrências são pedidos de manutenção e os principais problemas envolvem furtos e casos de vandalismo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS