Tanques externos do Aquário do Pantanal começaram a ser povoados com os peixes na semana passada. Já os internos receberão os animais a partir de 15 de fevereiro. “Já iniciamos o processo de povoamento dos tanques externos com pintados e outras espécies (que estavam em cativeiro). Os circuitos dos aquários internos estão todos pintados e os tanques e cenografias estão 100% concluídos. Hoje estamos com processo de maturação da água, que é a preparação da água para receber esses peixes”, disse a assessora da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Maria Fernanda Balestieri.
“Serão mais de 230 espécies de peixe aqui no Aquário do Pantanal, além de alguns animais como jacaré e sucuri, para que a gente possa concluir e abrir esse espaço para visitação. A obra está bem acabada e com bastante qualidade”, destacou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) após a vistoria, acompanhado de engenheiros, arquitetos, biólogos e veterinários, nesta segunda-feira (31).
Secretário Eduardo Riedel, da Seinfra, reforçou o cronograma do empreendimento. “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Vamos acompanhar praticamente toda semana a evolução do cronograma. Temos esse compromisso de entregar em março e estamos trabalhando para isso”, afirmou.
CEO do Grupo Cataratas, Pablo Mórbis, disse que o conselho da empresa deve se reunir no dia 7 de fevereiro para tratar, entre outros assuntos, da viabilidade do contrato do Aquário do Pantanal. Antes disso, ele se comprometeu em enviar representantes da empresa para uma visita técnica no empreendimento.
Também participaram da reunião técnica no Aquário do Pantanal nesta segunda-feira (31) o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, e o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Arlei Caravina.
Aquário do Pantanal
A meta do Governo do Estado é que o Aquário do Pantanal seja concluído em fevereiro de 2022, com entrega prevista para março do mesmo ano, sendo que o custo final de R$ 230 milhões (valor previsto em setembro de 2021). "O último contrato termina em julho de 2022. Nossa expectativa é em março entregar toda a obra, inclusive antecipando esse último contrato. Isso já foi tratado com a empresa. Eles têm toda a condição e capacidade de execução. Estamos buscando essa antecipação justamente para colocar a obra à disposição da população. Esse é nosso objetivo", destacou Riedel.
Estrutura
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.
Site
Site Aquário Transparente é uma ferramenta de trabalho que tem como objetivo além de apresentar as principais informações da obra, divulgar o cronograma das frentes de trabalho, assim como fotos e vídeos do empreendimento, o site Aquário Transparente está disponível por meio do endereço https://aquariotransparente.ms.gov.br.
Jão 03/02/2022
Só acredito quando tiver gente lá dentro e eu também e esse Aquário funcionando.
1 comentários