Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2012, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2012, 19h:15 - A | A

Aquário do Pantanal já esta com 28% da obra construída

Renata Santos - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, populamente conhecido como Aquário do Pantanal, está com 28% do cronograma previsto para esta fase da construção.

Os serviços de terraplanagem e fundação já foram totalmente concluídos. A próxima etapa é de estruturação do concreto armado, que servirá como base para as etapas seguintes, já está em andamento.

Ate o momento já foram investidos cerca de R$ 16 milhões, a previsão é que o Aquário seja concluído no segundo semestre de 2013. Segundo o fiscal da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), engenheiro Domingos Sávio de Souza Mariúba as obras mostram números satisfatórios até o momento.

Aquário do Pantanal

O Aquário do Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, pretende abrigar 263 espécies de peixes, entre elas espécies pantaneiras de escama e couro. Com uma área de 18,6 mil metros quadrados o Aquário do Pantanal vai abrigar 24 tanques de aquários, somando um volume de água de aproximadamente 6,6 milhões de litros. A área construída ocupará uma área de 10 mil m2, abrangendo aquários, laboratório, biblioteca e um espelho d’água na parte externa onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira.

Serão aproximadamente sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Serão retratados, por exemplo as Baías, por meio de tanques rasos, que incluirão várias espécies típicas de filhotes de peixes e cenografia que reproduz o ambiente das grandes lagoas pantaneiras, retratando seu papel de berçário da vida aquática.

O local será uma das instituições culturais mais visitadas do Brasil e será economicamente sustentável, transformando-se no principal centro impulsionador do turismo sul-mato-grossense. O Aquário deverá aumentar significativamente o afluxo de turistas, beneficiando também o setor hoteleiro, transportes aéreos e afins. O espaço servirá ainda como maior centro do País de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira.(Fonte Notícias MS).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS