Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Maio de 2012, 16:28 - A | A

Segunda-feira, 07 de Maio de 2012, 16h:28 - A | A

Aquário do Pantanal tem 37% da obra concluída

Paulo Fernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Trinta e sete por cento da obra do Aquário do Pantanal já foi executada e o cronograma está em dia, informou o Governo do Estado. O maior aquário de água doce do mundo está sendo construído no Parque das Nações Indígenas, com entrada pela avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O investimento é de mais de R$ 84 milhões e a obra deverá estar pronta em outubro de 2013.

Foram construídos 40% das lajes dos pavimentos dos aquários e 50% da laje que receberá a cobertura feita de estrutura metálica. Estão prontos a laje da esplanada de acesso ao Aquário do Pantanal; três níveis de lajes que vão comportar parte do mezanino, o aquário e o pavilhão de cobertura; e o túnel de água que vai atender o aquário que receberá o nome de Rio Paraguai. Todas as fundações também estão prontas.

Em entrevista ao site governamental Noticias.MS, o engenheiro Atanasio Argeropulo informou que está em andamento a preparação das bases que receberão as 61 toneladas de acrílicos dos aquários. “Serão necessários cerca de quatro meses para este processo ser finalizado totalmente. Depois de colocados os acrílicos, ainda será preciso a realização de testes hidrostáticos”, explicou.

A estrutura metálica da cobertura, pesando 225 toneladas, virá da Europa e cobrirá uma área de 1.809 metros quadrados. “Este material todo está vindo da Espanha e será montado aqui. Assim que chegar, daremos início a esta etapa”, disse o engenheiro residente da obra Paulo Leandro Ruiz Cândido.

Além dos acrílicos e da estrutura metálica, será colocada uma cobertura de zinco de titânio, vinda da Holanda, e o revestimento de madeira.

Com uma área de 18,6 mil metros quadrados (sendo 10 mil m² de área construída), o aquário abrigará 263 espécies de peixes em 24 tanques, somando um volume de água de aproximadamente 6,6 milhões de litros.

Haverá laboratório, biblioteca e um espelho d’água na parte externa onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira.

Serão aproximadamente sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos).
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS