Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 17 de Maio de 2013, 18:47 - A | A

Sexta-feira, 17 de Maio de 2013, 18h:47 - A | A

Aquário: empreiteira é responsabilizada

Paulo Fernandes e Karen Andrielly - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O coordenador do Grupo Móvel de Condições de Trabalho e Obras de Infraestrutura (GMAI), do Ministério do Trabalho e Emprego, Cleber Silva, informou que os operários que trabalhavam no Aquário do Pantanal corriam riscos, inclusive de queda. A falta de segurança foi o principal motivo do fechamento do aquário, mas o governo do Estado não será responsabilizado, segundo ele.

Cleber explicou que apesar do governo ter contratado a construção do aquário, a responsabilidade na obra é da Egelte Engenharia. Na construção trabalhavam 235 funcionários, sendo 188 daquela empreiteira e 47 operários de outras empresas terceirizadas.

O grupo do Ministério do Trabalho identificou a falta de planejamento na obra. “O projeto teórico não foi feito por engenheiro, mas por um técnico”, disse o coordenador.
Outro problema encontrado foi em relação à moradia dos funcionários. Eles viviam em alojamentos superlotados, com até 28 pessoas cada. A maioria dos funcionários era de outros estados como Piauí e Alagoas.

O Aquário foi fechado após um grupo de cinco auditores do Grupo Móvel de Condições de Trabalho e Obras de Infraestrutura (GMAI), do Ministério do Trabalho, visitar o local. O grupo é responsável por fiscalizar grandes obras de infraestrutura no País, incluindo as da Copa do Mundo.

Com o nome de Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna, o aquário foi projetado para abrigar 263 espécies de peixes, em 7 milhões de litros de água. Ele fica dentro do Parque das Nações Indígenas e se tornaria o maior aquário nacional e primeiro de porte internacional do Brasil (com padrão chamado de "Word Class Aquarium"), com 17 mil metros quadrados (90m de comprimento e 18m de altura), 16 grandes aquários dentro do prédio, além dos cinco instalados na área externa.

Haveria 4.275.000 litros de água e 263 espécies da fauna aquática. O projeto do Aquário Pantanal é do arquiteto Ruy Ohtake e estava sendo elaborado também pelo oceanógrafo Hugo Gallo. O investimento previsto na construção é de R$ 80 milhões vindos do programa estadual MS Forte e mais da metade da obra já estava concluída.

Clique na imagem para acessar a galeria

Aquário foi projetado para abrigar 263 espécies de peixes, em 7 milhões de litros de água
Foto: Victor Chileno/DiarioDigital.com.br

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS