Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Janeiro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021, 14:51 - A | A

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021, 14h:51 - A | A

Educação

Aulas 100% presenciais serão retomadas na Rede Estadual de Ensino

Medida entrará em vigor na próxima segunda-feira

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Aulas 100% presenciais serão retomadas na Rede Estadual de Ensino

Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

Cerca de 205 mil da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul, retornarão às atividades presenciais na próxima segunda-feira (04), a medida foi anunciada nesta quarta-feira (29), durante a coletiva do Programa Prosseguir. 

 

Saul Schramm/Portal MS

Aulas 100% presenciais serão retomadas na Rede Estadual de Ensino

Presidente do Prosseguir e secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel

Secretário de Infraestrutura e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel destaca que o retorno das aulas presenciais é um importante passo para voltar à normalidade.“O retorno às aulas é fundamental para que a gente tenha 100% dos alunos nas salas de aula. Começamos em agosto com o sistema híbrido, que foi importante naquele momento, mas agora temos muito mais segurança para o retorno de todos os alunos. Lembrando que temos vacinas disponíveis aos adultos e adolescentes”, explicou.

 

As atividades presenciais da Rede Estadual foram retomadas nas 347 unidades educacionais, de forma híbrida no último dia 02 de agosto, após cerca de 500 dias desde o início das aulas remotas na REE. Conforme a administração estadual, desde de março de 2020, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação suspendeu as atividades presenciais, devido ao avanço da pandemia da Covid-19 em MS. Desde agosto as aulas são realizadas de forma escalonada, com as turmas em alternância seguindo o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020, e baseando-se nas bandeiras do Prosseguir para determinar o percentual de alunos presentes de forma simultânea nas salas.

 

Secretário Estadual de Educação,  Édio de Castro explica que o retorno foi possibilitado devido ao avanço da campanha de vacinação em todo Estado. “O que nos deu segurança foi que 94% da população adulta já tomou ao menos a primeira dose, e 75% deste grupo já foi vacinado com a segunda dose. Nosso público que volta às aulas é de 12 a 18 anos na rede estadual, e 63% já foram vacinados”, destacou.

 

Édio Castro ressaltou que a volta às aulas irá contribuir na busca ativa dos jovens que não se vacinaram. “Vamos saber o motivo do adolescente não tomar a vacina. Foi por falta de informação?, é devido a localização?, então podemos ajudar a ampliar esta vacinação”, explicou. 

 

Em 2020, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3,6 milhões na aquisição de itens de Proteção Individual para estudantes e profissionais da REE. Entre os itens adquiridos e distribuídos às redes de ensino estão  termômetros digitais, borrifadores, totens e insumos como galões de álcool em gel, além de máscaras e luvas descartáveis, máscaras laváveis e frascos de álcool em gel.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS