Cerca de 205 mil da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul, retornarão às atividades presenciais na próxima segunda-feira (04), a medida foi anunciada nesta quarta-feira (29), durante a coletiva do Programa Prosseguir.
Secretário de Infraestrutura e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel destaca que o retorno das aulas presenciais é um importante passo para voltar à normalidade.“O retorno às aulas é fundamental para que a gente tenha 100% dos alunos nas salas de aula. Começamos em agosto com o sistema híbrido, que foi importante naquele momento, mas agora temos muito mais segurança para o retorno de todos os alunos. Lembrando que temos vacinas disponíveis aos adultos e adolescentes”, explicou.
As atividades presenciais da Rede Estadual foram retomadas nas 347 unidades educacionais, de forma híbrida no último dia 02 de agosto, após cerca de 500 dias desde o início das aulas remotas na REE. Conforme a administração estadual, desde de março de 2020, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação suspendeu as atividades presenciais, devido ao avanço da pandemia da Covid-19 em MS. Desde agosto as aulas são realizadas de forma escalonada, com as turmas em alternância seguindo o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020, e baseando-se nas bandeiras do Prosseguir para determinar o percentual de alunos presentes de forma simultânea nas salas.
Secretário Estadual de Educação, Édio de Castro explica que o retorno foi possibilitado devido ao avanço da campanha de vacinação em todo Estado. “O que nos deu segurança foi que 94% da população adulta já tomou ao menos a primeira dose, e 75% deste grupo já foi vacinado com a segunda dose. Nosso público que volta às aulas é de 12 a 18 anos na rede estadual, e 63% já foram vacinados”, destacou.
Édio Castro ressaltou que a volta às aulas irá contribuir na busca ativa dos jovens que não se vacinaram. “Vamos saber o motivo do adolescente não tomar a vacina. Foi por falta de informação?, é devido a localização?, então podemos ajudar a ampliar esta vacinação”, explicou.
Em 2020, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3,6 milhões na aquisição de itens de Proteção Individual para estudantes e profissionais da REE. Entre os itens adquiridos e distribuídos às redes de ensino estão termômetros digitais, borrifadores, totens e insumos como galões de álcool em gel, além de máscaras e luvas descartáveis, máscaras laváveis e frascos de álcool em gel.