A pandemia do novo coronavírus provocou aumento na procura pela vacina contra a gripe influenza entre as indústrias e trabalhadores do setor em Mato Grosso do Sul. A vacina não protege contra a Covid-19, mas é um importante reforço na imunidade.
Até agora, o Sesi já disponibilizou 22,5 mil doses de vacina contra dois vírus da influenza A e influenza B para empresas do Estado, 13% a mais do que durante toda a campanha de 2019. Naquele ano foram imunizados 19,9 mil trabalhadores.
A médica da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Sesi, pneumologista Paola Brito, explica que embora a vacina contra gripe não proteja contra o novo coronavírus, é um importante reforço na imunidade.
“Estar saudável e com a imunidade alta é um dos principais fatores para redução da letalidade e formas mais graves da Covid-19. A vacina também ajuda a diminuir possíveis complicações decorrentes de infecções de vias aéreas e a diferenciar a gripe da Covid-19”, acrescentou.
O Sesi aplica as vacinas nas dependências das empresas e oferece orientações sobre a importância de imunizar os trabalhadores. São oferecidas as vacinas trivalente, que imuniza contra dois vírus da influenza A e influenza B, e a quadrivalente, que além desses vírus imuniza contra uma segunda cepa do vírus da influenza B. A campanha chegará a 70 empresas de 21 cidades do Estado.