Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024



Cotidiano Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 16:07 - A | A

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 16h:07 - A | A

Queimadas

Cai em 87,22% o número de focos de calor no Pantanal em seis meses

Em todo o Mato Grosso do Sul a redução foi de 66,72%

Elaine Silva
Capital News

Chico Ribeiro/Portal MS

MS controla focos de calor no Pantanal e Cerrado

Em seis meses houve queda no número de focos de calor no Estado

Número de focos de calor registrados em Mato Grosso do Sul entre os meses de janeiro até 15 de junho de 2021 no Pantanal Sul-mato-grossense foi 87,22% menor em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento do Centro Integrado de Coordenação Estadual (CICOE),em todo o Estado, essa redução foi de 66,72%.

Saul Schramm/Portal MS

Cai em 87,22% o número de focos de calor no Pantanal em seis meses

Reunião aconteceu nesta quarta

Segundo o relatório aprensentado pelo Tenente Coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros, Assessor Militar da Semagro, foram registrados 785 focos de calor em Mato Grosso do Sul de janeiro a 15 de junho de 2021, a maioria deles no Bioma Cerrado (60%) e 217 no Pantanal Sul-mato-grossense.

“Esse menor número menor de focos de calor em todo o Estado é um resultado visível da nossa ação. Agora, no período mais crítico de incêndios florestais, de agosto a outubro, estamos preparados. Temos uma integração de todas as forças, temos a disponibilização de recursos para o combate e a disposição da coordenação do Corpo de Bombeiros para que eles possam atuar no combate direto e intensivo”, pontuou o titular da Semagro Jaime Verruck.

Essas informações foram destacadas na manhã desta quarta-feira (23), na primeira reunião do CICOE (Centro Integrado de Coordenação Estadual), composto pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Corpo de Bombeiros Militar de MS, o Imasul, a Defesa Civil, o Cemtec/Semagro, a PMA, a Sejusp e a Segov.

Capacitação
O Corpo de Bombeiros Militar informou que, além da formação de novos militares e capacitação para o combate aos incêndios florestais, também já está recebendo os veículos e demais equipamentos que estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado, num investimento total de R$ 56,6 milhões.

Além disso, vem desenvolvendo cinco operações distintas na Fase Estratégica de Prevenção e Preparação aos Incêndios Florestais (período de março a junho), nas Unidades de Conservação (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI); Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT); Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEP); suas zonas de amortecimento e Estrada Parque Pantanal). “As equipes em campo fazem levantamento estratégico das áreas, treinamento de brigadas e orientações das propriedades rurais dessas áreas”, comentou o Tenente Coronel Moreira.


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS