Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 18:41 - A | A

Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 18h:41 - A | A

Reconhecimento

Campeão mundial, cowboy sul-mato-grossense ganha biografia

Livro narra a trajetória de vida de José Vitor Leme

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PRB

Campeão mundial, cowboy sul-mato-grossense ganha biografia

José Vitor durante a conquista do campeonato mundial

Aos 24 anos, José Vitor Leme, conhecido como Vitinho, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial da Professional Bull Riders (PBR), maior competição de montaria do mundo, trazendo destaque e reconhecimento a Mato Grosso do Sul. O cowboy, que sonhava em representar seu estado em competições mundiais, assumiu a primeira colocação nas etapas do último fim de semana e luta pela conquista do bicampeonato mundial. Agora, sua trajetória marcada por inúmeros desafios e superações, entra para a história pelas mãos do escritor Aparecido de Souza, na obra “Vitinho – Breve história do cowboy que conquistou o mundo”, lançado em pré-venda pela Life Editora.

 

Mestre em Educação e professor de História na Rede Estadual no município de Ribas do Rio Pardo, Aparecido de Souza conta como foi passar a história do cowboy para as páginas do livro. “Ele tem uma trajetória muito rica, e é muito relevante que isso chegue até o público. Estamos vivendo um momento de muita sensibilidade, e o livro é um meio de mostrar para as pessoas que não podemos desanimar, temos que correr atrás dos nossos sonhos. O Vitinho também passou por frustrações, momentos difíceis, derrotas, lesões, mas conseguiu atingir o objetivo de conquistar o título de campeão mundial de montarias em touro”, explicou o biógrafo via assessoria.

 

José Vitor Leme nasceu no município de Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande. Ao longo de sua trajetória tentou carreira no futebol, mas diversos fatores o levaram a trocar as chuteiras pelas arenas de montaria. Conforme a assessoria, em 2017 Vitinho conquistou a etapa de Barretos, no Campeonato Brasileiro de montaria, ganhando destaque nacional como revelação da temporada, além do prêmio Tríplice Coroa. No mesmo ano, o cowboy ganhou o título de revelação da temporada nos Estado Unidos da América (EUA), tornando-se o único a conquistar os prêmios de revelação no Brasil e no exterior. Em 2018 conquistou o vice-campeonato mundial de montaria, feito que foi repetido no ano seguinte, e em 2020 conquistou a tão sonhada vitória no Campeonato Mundial da PBR.

 

Raquel de Souza/Assessoria

Campeão mundial, cowboy sul-mato-grossense ganha biografia

Aparecido de Souza, biógrafo

Souza conheceu Vitinho na adolescência, quando foi seu professor na Escola Municipal São Sebastião, em Ribas do Rio Pardo. “Eu já acompanhava o Vitinho e o que me despertou o interesse em escrever essa história foi a participação dele em 2016 em Barretos, por fração de segundos ele não conseguiu o título, mas ali já dava para ver que era só o começo de uma grande carreira”, explica o biógrafo. 

 

Para a produção do livro, Aparecido entrevistou familiares, amigos e obteve acesso a álbuns de fotos de Vitinho, mas somente no fim do ano passado, o autor conversou com José Vitor para finalizar o material. “O subtítulo ‘uma breve biografia’ é pela impossibilidade de escrever toda a vida de uma pessoa, ainda mais alguém tão jovem, mas o livro mostra a trajetória vitoriosa dele, toda essa determinação, e a intenção é fazer com que as pessoas conheçam essa história e saibam que elas também podem. E a história continua”, destacou o escritor.

 

José Vitor destaca que se sente honrado em receber a homenagem. “É muito gratificante, estou feliz por isso. O professor Cido não mediu esforços para ir atrás da minha história. Isso não tem preço, só tenho a agradecer”, enfatizou o cowboy via assessoria.

 

Serviço:

A obras “Vitinho – Breve história do cowboy que conquistou o mundo”, está

disponível para pré-venda pelo site da Life Editora.

 

 

 

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS