Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 19 de Novembro de 2024



Cotidiano Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 16:38 - A | A

Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 16h:38 - A | A

Investimento

Capes e Fundect investem R$ 6,4 milhões em bolsas de pós graduação no MS

Investimentos serão destinados aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado

Lethycia Anjos
Capital News

Chico Ribeiro / Governo de MS

Curso de Libras está com inscrições abertas

Áreas contempladas foram selecionadas pelas Universidades

Por meio de um acordo firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Mato Grosso do Sul garante mais de R$ 6,4 milhões em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para programas de pós-graduação oferecidos no estado, os investimentos serão destinados a projetos desenvolvidos em áreas prioritárias do Estado.

 

Conforme o Governo do Estado, as áreas foram selecionadas pelas universidades em parceria com a Fundect, por meio de workshops realizados durante o ano de 2020. Entre as áreas escolhidas estão Bioeconomia e Biotecnologia, Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Fronteiras. A partir dos recursos, serão implementadas 113 bolsas, 55 para nível de mestrado com vigência de 24 meses, 40 para o nível de doutorado com duração de 36 meses e 18 para pós-doutorado com duração de 12 meses, a previsão é que as bolsas sejam pagas a partir de agosto de 2021. De acordo com a assessoria, neste mês as universidades serão notificadas sobre o montante e a modalidade de vagas em cada programa, para que possam abrir seus editais internos para o preenchimento das vagas.

 

Diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira destaca que o recurso será essencial para o fortalecimento dos programas de pós-graduação desenvolvidos em Mato Grosso do Sul. “Graças ao trabalho incansável dos servidores da Fundect, junto às universidades e institutos de pesquisa de MS, foi possível a aprovação dos 4 projetos e linhas de pesquisa que receberão recursos para pagamento de bolsas. É um grande fôlego que oferecemos para esses cursos emergentes de pós-graduação que, com toda a certeza, farão diferença no cenário científico e tecnológico de nosso Estado”, ressaltou via assessoria.

 

Para o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o acordo firmado será uma importante ferramenta no processo de formação intelectual do estado.

 

“Uma das estratégias de fortalecimento do cenário de pesquisa e inovação no MS é sem dúvidas o investimento na formação de pessoas, gerando consequentemente mão de obra ainda mais qualificada dentro de Mato Grosso do Sul. Estas pessoas irão produzir, gerar conteúdos, pesquisas, trazer desenvolvimento para toda a sociedade sul-mato-grossense”, destacou Verruck via assessoria.

 

Serviço:

Os programas de pós-graduação contemplados podem ser acessados no link:https://www.fundect.ms.gov.br/.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS