Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 08 de Abril de 2021, 10:38 - A | A

Quinta-feira, 08 de Abril de 2021, 10h:38 - A | A

Saúde Pública

Capital possui o maior programa de residência médica do Centro-Oeste

Programa é considerado o 3º maior do país

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Capital possui o maior programa de residência médica do Centro-oeste

Cerca de 71 profissionais residentes atuam na atenção primária em saúde

Conselho Nacional da Residência Médica da Família e Comunidade, classificou o programa de residência médica desenvolvido pela prefeitura municipal de Campo Grande como o maior do Centro-Oeste. A nível nacional, Campo Grande ocupa o terceiro lugar, com 71 profissionais residentes atuando nas unidades de saúde do município, para reforçar a rede de atendimento à atenção primária em saúde. 

 

A Capital figura atrás apenas dos programas desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro, um da secretaria municipal de saúde, com cerca de 150 residentes, e outro desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que conta com 81 profissionais atuantes, em dois campus da universidade. Vale ressaltar que Ministério da Educação (MEC), reconheceu o programa de residência multiprofissional desenvolvido em Campo Grande como o maior do país. 

 

De acordo com a prefeitura, os profissionais residentes do programa possibilitam a ampliação dos serviços de  atenção primária à saúde, como prevenção de agravos, cura e reabilitação dos pacientes, além de promover o cuidado em relação às necessidades individuais levando em conta os contexto social em que os pacientes, familiares e a comunidade estão inseridos. 

 

O programa possibilita vivências além do ensino e especialização dos profissionais, conforme a assessoria, estudos aponta que a integração dos residentes no atendimento direto a população contribui na satisfação dos cidadãos que utilizam a rede pública, gerando também maior custo-benefício ao governo, visto que ao dar mais atenção a agravos, evita-se que estes evoluam para casos de urgências e emergências. Além disso, o programa de  residência fornece assistência médica à população que mais precisa. 

 

Secretário municipal de saúde, José Mauro Filho destaca que o programa busca viabilizar o acesso à saúde. “Disponibilizamos para a população local um atendimento mais próximo e um acolhimento de qualidade, tendo a disposição dela profissionais de diversas áreas que irão atender a todas as necessidades dos pacientes de forma específica”, explicou o secretário via assessoria.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS